RB Informa

Projeto ‘Os Invisíveis’ chega à sua nona edição

Nos dias 26 e 27 de novembro, os alunos do 8º ano realizaram a apresentação final do projeto “Os Invisíveis” a seus professores, que compuseram uma banca de avaliação. O projeto é uma iniciativa pedagógica que convida os alunos a refletirem sobre questões de invisibilidade social presentes em seu entorno. Divididos em grupos, os estudantes trabalham com macrotemas, como Saúde, Educação, Violência, Trabalho e Cultura, explorando subtemas que evidenciam aspectos negligenciados ou invisibilizados pela sociedade, como violência contra a mulher, cultura das ruas: a arte urbana, educação inclusiva, dificultosa inserção dos idosos no mercado de trabalho, ausência do saneamento básico, entre outros.

As pesquisas, feitas ao longo do ano, visaram a aprofundar o olhar dos alunos para as problemáticas sociais, de modo que estes passassem a identificar as causas e os desdobramentos dessa realidade. Estimulando-os a se tornarem agentes da mudança social, os alunos também tiveram que propor projetos de intervenção que mitigassem as problemáticas apresentadas. Dessa forma, o projeto busca sensibilizar os estudantes a desenvolverem um olhar crítico e empático, capaz de identificar o que é invisível à sociedade e propor soluções coletivas e viáveis. 

Como parte do processo de pesquisa, no mês de agosto, os alunos fizeram o estudo do meio no centro da cidade de São Paulo. Ademais, durante as aulas de Literatura, no 2º trimestre, eles leram o livro “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, cuja relação com os subtemas do projeto foi também estabelecida durante as apresentações.

Em setembro, todos os grupos tiveram a oportunidade de participar de uma mesa- redonda, durante a qual entrevistaram um profissional especialista do subtema, ou seja, foi mais uma forma de coleta de dados, que expande o universo digital e viabiliza a compreensão dos processos de metodologia de pesquisa.

A seguir, confira a seleção das fotos feitas durante os dois dias de evento:

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo