RB Informa

Projeto “Os Invisíveis” completa 10 anos!

Em 10 de março, segunda-feira, aconteceu a abertura da 10ª edição do projeto interdisciplinar “Os Invisíveis”, parte do currículo do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Inaugurado em 2016, o projeto objetiva despertar, nos alunos, o olhar mais atento e crítico ao outro e ao que está no entorno. A partir de reflexões, debates e estudos ao longo do ano letivo, intenciona-se que os estudantes entendam aspectos da sociedade que são (in)visíveis, investigando suas causas e consequências. Por meio de pesquisas fundamentadas e da análise dos dados levantados, os estudantes são orientados a propor soluções coletivas e plausíveis para os problemas encontrados.

Os professores Geovana dos Santos, Vinícius Perin, Gustavo Aguiar, Heidir Filho, Rodolfo Cruz, Rodolfo Gazzeta e Roberto Accorsi conduziram a apresentação inicial do projeto e explicaram as dinâmicas de funcionamento do projeto. Os alunos serão divididos em grupos e a cada um deles será atribuído um subtema relacionado a uma das cinco temáticas centrais: Cultura, Educação, Saúde, Trabalho e Violência. Com o auxílio de seus professores orientadores, os alunos deverão desenvolver uma extensa pesquisa, a qual é organizada em diferentes etapas.

Além da associação entre os subtemas e a obra literária Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, um dos componentes pedagógicos do projeto é o estudo do meio, que consiste na visita à cidade de São Paulo, durante a qual os alunos terão a oportunidade de realizar um trabalho de campo, estando frente a frente com seu objeto de estudo. Ademais, na apresentação do projeto, os professores também explicaram o funcionamento na mesa-redonda, evento em que os alunos terão a oportunidade de entrevistar profissionais especialistas em seus subtemas: trata-se, portanto, de mais uma oportunidade de levantamento de dados para as pesquisas.

Para encerrar esse importante momento, cada aluno ganhou um broche com o selo de 10 anos do projeto estampado, em comemoração ao marco que eles vivenciam nesta edição. Confira alguns registros da abertura!

Geovana, uma das professoras responsáveis pela condução dos Invisíveis, comentou o que os 10 anos do projeto significam para ela: “Esse projeto nasceu da necessidade de direcionar a atenção dos nossos alunos para outros aspectos da sociedade, os quais não são, necessariamente, discutidos sob uma perspectiva didática, dentro do currículo de todas as disciplinas escolares. Com o objetivo de extrapolar os muros da escola, dos condomínios e de outros espaços de privilégio, eu e meus colegas temos pensado, desde 2016, em estratégias que promovam o desenvolvimento de um olhar mais atento à realidade circundante, àquela que é marginalizada e/ou ocultada pelas mais variadas razões. A formação crítica e cidadã dos nossos alunos é o norteador desse trabalho, que é tão extenso quanto fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da cidadania. ‘Os Invisíveis’ é uma forma de incentivar a metodologia de pesquisa organizada, de engajar os alunos para a atenção ao outro e àquilo que não necessariamente lhe diz respeito, mas que o constitui enquanto sujeito e cidadão ativo em uma sociedade democrática.”

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo