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RB inicia novo programa com foco no protagonismo do aluno

No início de maio, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram pela primeira vez da Reunião de Pais e Mestres. O encontro entre pais, alunos e professores para abordar o encerramento do 1º trimestre é uma das estratégias escolhidas pela equipe pedagógica do Colégio Rio Branco como parte do Processo de Mentoria, que integra o Programa RB Everest, um programa pedagógico inovador do Colégio Rio Branco, que visa fortalecer o protagonismo do estudante durante a jornada escolar para o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e sociomoral.

Em reuniões individuais com a presença da professora mentora e dos pais, cada aluno foi protagonista da análise dos resultados e da proposição de metas para o próximo trimestre. Os instrumentos utilizados durante a reunião foram: boletim, FOA (Ficha de Observação do Aluno) e questionário sobre interesses e desafios de cada aluno.

Também fez parte desse processo, antes da reunião, a sensibilização coletiva e o incentivo semanal em relação às Orientações de Estudos que são postadas no Classroom das turmas, cabendo a cada estudante, por meio do autoconhecimento, praticar sua autorregulação acadêmica e emocional.

Nas semanas subsequentes à reunião, os estudantes, em horários individuais e com a mediação da professora mentora, estabeleceram um plano de ação para cada uma das metas propostas em conjunto no dia da reunião com a família e com a mentora.

Para a coordenação pedagógica e orientadoras educacionais do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a participação e engajamento das famílias foi e será fundamental para esse trabalho. “O apoio identificado nos relatos dos pais, após as reuniões, valida a relevância do protagonismo estudantil e da parceria entre família e escola.  O objetivo deste trabalho é que o aluno tenha a oportunidade de assumir responsabilidades por seu processo de aprendizagem, compreendendo os desafios e as conquistas ao longo de sua trajetória escolar”, destacam as gestoras.

Julian Hanzawa, pai do Gael Baccaro Hanzawa, da turma EF-5T2, também gostou da nova estratégia adotada. “Excelente esse novo formato proposto pelo Colégio Rio Branco, estreitando o elo entre aluno, professor e pais. A transparência na comunicação entre as três partes é importantíssima, isso dá uma confiança ao aluno de que ele tem o apoio das duas partes, seja no caminhar do ano letivo ou em situações de dificuldade. E também as reuniões de mestre individuais com cada aluno reforça que o professor está lá para ensinar, ouvir e apoiar o aluno”, destaca.

Lara Leite, mãe da aluna Ligia Leite Neubauer, do EF-5M3, destaca a valorização do protagonismo dos alunos nas reuniões escolares e a importância de responsabilizá-los pelo próprio desenvolvimento com o apoio conjunto da família e da escola. Participei da primeira reunião de pais do ano e fui surpreendida positivamente pela metodologia adotada. Diferentemente das reuniões que costumavam ser entre pais e professores, a minha filha foi convidada e teve o total protagonismo. A professora dirigiu todo o feedback a ela e no final traçou um plano de ação com ela para melhoria de pontos importantes em seu desenvolvimento, com objetivos claros e ações concretas. Trabalho com gestão de pessoas há mais de 20 anos e atuo fortemente na área de desenvolvimento de jovens, e sinto que falta nas escolas esse trabalho de protagonismo, de dar de fato a responsabilidade pelo desenvolvimento ao aluno. E os pais são peça-chave assim como a escola, ajudando e orientando. Acredito no desenvolvimento integral do ser humano. Passar no vestibular é consequência e parte de um processo”, explica Lara. 

Segundo as professoras polivalentes, que são as mentoras, “uma das posturas dos alunos que mais chamaram a atenção durante o processo de mentoria foi a seriedade como trataram esse momento, sabendo ouvir as colocações e se posicionando a respeito. Outro ponto importante é o conhecimento de aspectos socioemocionais e de habilidades além das acadêmicas, como fazer mais amigos, ter menos vergonha, jogar xadrez, tocar piano, gostar de estar com a família etc.”. 

Para o aluno Caio Hargrave de Arruda Mello, do EF-5T1, os pontos mais significativos do processo foram a autoavaliação e a reflexão sobre o futuro. “Para mim, a reunião de pais é um momento muito bom e importante, pois você fala das suas qualidades e o que você pode atingir com elas no futuro, do que você pode melhorar e o que você pode ‘insistir’ e continuar tentando, dependendo de suas qualidades e seu gosto”, finaliza.

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