No início de maio, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram pela primeira vez da Reunião de Pais e Mestres. O encontro entre pais, alunos e professores para abordar o encerramento do 1º trimestre é uma das estratégias escolhidas pela equipe pedagógica do Colégio Rio Branco como parte do Processo de Mentoria, que integra o Programa RB Everest, um programa pedagógico inovador do Colégio Rio Branco, que visa fortalecer o protagonismo do estudante durante a jornada escolar para o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e sociomoral.
Em reuniões individuais com a presença da professora mentora e dos pais, cada aluno foi protagonista da análise dos resultados e da proposição de metas para o próximo trimestre. Os instrumentos utilizados durante a reunião foram: boletim, FOA (Ficha de Observação do Aluno) e questionário sobre interesses e desafios de cada aluno.
Também fez parte desse processo, antes da reunião, a sensibilização coletiva e o incentivo semanal em relação às Orientações de Estudos que são postadas no Classroom das turmas, cabendo a cada estudante, por meio do autoconhecimento, praticar sua autorregulação acadêmica e emocional.
Nas semanas subsequentes à reunião, os estudantes, em horários individuais e com a mediação da professora mentora, estabeleceram um plano de ação para cada uma das metas propostas em conjunto no dia da reunião com a família e com a mentora.
Para a coordenação pedagógica e orientadoras educacionais do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a participação e engajamento das famílias foi e será fundamental para esse trabalho. “O apoio identificado nos relatos dos pais, após as reuniões, valida a relevância do protagonismo estudantil e da parceria entre família e escola. O objetivo deste trabalho é que o aluno tenha a oportunidade de assumir responsabilidades por seu processo de aprendizagem, compreendendo os desafios e as conquistas ao longo de sua trajetória escolar”, destacam as gestoras.
Julian Hanzawa, pai do Gael Baccaro Hanzawa, da turma EF-5T2, também gostou da nova estratégia adotada. “Excelente esse novo formato proposto pelo Colégio Rio Branco, estreitando o elo entre aluno, professor e pais. A transparência na comunicação entre as três partes é importantíssima, isso dá uma confiança ao aluno de que ele tem o apoio das duas partes, seja no caminhar do ano letivo ou em situações de dificuldade. E também as reuniões de mestre individuais com cada aluno reforça que o professor está lá para ensinar, ouvir e apoiar o aluno”, destaca.
Lara Leite, mãe da aluna Ligia Leite Neubauer, do EF-5M3, destaca a valorização do protagonismo dos alunos nas reuniões escolares e a importância de responsabilizá-los pelo próprio desenvolvimento com o apoio conjunto da família e da escola. “Participei da primeira reunião de pais do ano e fui surpreendida positivamente pela metodologia adotada. Diferentemente das reuniões que costumavam ser entre pais e professores, a minha filha foi convidada e teve o total protagonismo. A professora dirigiu todo o feedback a ela e no final traçou um plano de ação com ela para melhoria de pontos importantes em seu desenvolvimento, com objetivos claros e ações concretas. Trabalho com gestão de pessoas há mais de 20 anos e atuo fortemente na área de desenvolvimento de jovens, e sinto que falta nas escolas esse trabalho de protagonismo, de dar de fato a responsabilidade pelo desenvolvimento ao aluno. E os pais são peça-chave assim como a escola, ajudando e orientando. Acredito no desenvolvimento integral do ser humano. Passar no vestibular é consequência e parte de um processo”, explica Lara.
Segundo as professoras polivalentes, que são as mentoras, “uma das posturas dos alunos que mais chamaram a atenção durante o processo de mentoria foi a seriedade como trataram esse momento, sabendo ouvir as colocações e se posicionando a respeito. Outro ponto importante é o conhecimento de aspectos socioemocionais e de habilidades além das acadêmicas, como fazer mais amigos, ter menos vergonha, jogar xadrez, tocar piano, gostar de estar com a família etc.”.
Para o aluno Caio Hargrave de Arruda Mello, do EF-5T1, os pontos mais significativos do processo foram a autoavaliação e a reflexão sobre o futuro. “Para mim, a reunião de pais é um momento muito bom e importante, pois você fala das suas qualidades e o que você pode atingir com elas no futuro, do que você pode melhorar e o que você pode ‘insistir’ e continuar tentando, dependendo de suas qualidades e seu gosto”, finaliza.
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