Um projeto idealizado por alunos do Colégio ganhou visibilidade ao ser mencionado em matéria do Correio Popular: “ONG reúne voluntários para remover resíduos sólidos do Rio Atibaia”, na edição de 24 de agosto de 2024.
O projeto está sendo desenvolvido no curso extracurricular Jornada Science, do currículo internacional, que visa a prática da língua inglesa através do estudo de ciências. Ministrado pela professora Mariana G. Nardini, a atividade desafiou os alunos a proporem uma solução ecológica para aplicação local.
O resultado foi uma parceria que viabilizará a instalação de ecobarreiras no Ribeirão das Pedras, rio que faz divisa com o Rio Branco. As ecobarreiras são estruturas – feitas com rejeitos plásticos e redes de pesca – capazes de coletar o lixo superficial no leito do rio.
A primeira etapa do projeto foi a pesquisa e concepção estratégica. Em seguida, o time apresentou a ideia ao diretor pedagógico, professor Admir, e buscou a aprovação legal por parte da Prefeitura de Campinas. Partindo para o trabalho prático, a professora e os alunos fizeram parceria com a Associação Ambientalista Rios Limpos, em destaque na matéria, para a realização de uma aula de confecção artesanal das barreiras.
O fundador da ONG, Marcelo Tortorelli, estará presente no Colégio em novembro, em evento interno, para a instalação da nossa primeira ecobarreira no Ribeirão das Pedras. Para estar por dentro de todas as atualizações do projeto, acompanhe o site exclusivo dele aqui!