RB Informa

RB pelo mundo: ópera!

Visando aproximar os alunos do 4º ano à realidade da capital da música, Viena, as professoras Lilian Gazoni e Renata Mack fruíram do projeto multicultural, batizado como RB pelo mundo para enriquecer e complementar o estudo do tema “Ópera” nas aulas de Educação Musical.

“Durante o primeiro semestre, trabalhamos a orquestra como tema principal das aulas. Por isso, para dar continuidade às atividades , estamos trabalhando a ópera este semestre, já que a ópera faz uso da orquestra para compor seu espetáculo. Realçar a valorização da voz é essencial, uma vez que, como as crianças irão cantar no Musik Fest, estudar a ópera direciona a percepção da voz”, explica Lilian.

Tendo como objetivo aprofundar a percepção sonora dos instrumentos musicais, as vozes-classificações, as histórias dramatizadas e os compositores das óperas, a parceria entre as docentes se estendeu por três semanas de vídeo-conferências repletas de interação com a criançada. “Vamos apresentar, por meio dos vídeos, os principais pontos turísticos da cidade para as crianças, alguns palácios e castelos, a casa de Mozart e especialmente mostrar ao vivo a Staatsoper, a ópera do Estado aqui em Viena”, comentou Renata.

Nos encontros, assim como relatou Renata, os alunos puderam ter acesso a uma seleção especial de curiosidades sobre a cidade e, principalmente, sanar todas as dúvidas sobre o gênero musical com o especialista em ópera de Viena Harald Lacina que, em contato com Mack, gentilmente gravou um vídeo exclusivo respondendo todas as perguntas que as crianças fizeram durante as aulas.

Por fim, para encerrar as atividades de maneira divertida, os alunos produziram uma série de cartazes, dos mais variados estilos, mostrando tudo aquilo que aprenderam e o que mais gostaram de saber sobre ópera para posteriormente serem apresentados.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS