RB Informa

RB+ revitaliza a horta do EFI em projeto

No segundo semestre de 2016, os alunos do RB+3T e RB+4T trabalharão o “Projeto Horta”, inserido no eixo Sustentabilidade do programa de educação em período integral do Colégio Rio Branco. Nesse projeto, eles aprenderão passo a passo como iniciar uma horta, como fazer sua manutenção, os tipos de alimentos que serão cultivados no local e serão responsáveis também pelos cuidados estéticos dos canteiros.

O Projeto Horta surgiu no ano passado e foi um sucesso entre os alunos, que se envolveram e se divertiram muito em todo o seu processo. “Dessa vez, aproveitamos o nosso novo parque para revitalizar nossa horta e dar oportunidade aos alunos novos para vivenciarem esse momento”, conta a professora Viviane Gardin, do RB+3T. O projeto também cresceu, e hoje engloba dois eixos de trabalho do RB+: sustentabilidade e artes, no qual serão apresentados trabalhos de artistas plásticos e finalizado com a pintura do muro da horta. “Estas e outras atividades deixaram nosso projeto ainda mais rico e mais divertido. As crianças estão muito animadas”, completa Viviane.

O preparo para a implementação das hortas na escola conta com o apoio do jardineiro da escola, Valdeci Gusmão, juntamente com os alunos e professoras do RB+3T e 4T. Antes de por a mão na massa, os estudantes conversaram com o jardineiro para saber um pouco mais sobre sua profissão e os cuidados específicos que a manutenção de uma horta demandam. Após essa fase, eles auxiliaram na restauração de antigos canteiros que já existem na escola, preparando a área para a semeadura das novas hortaliças. As mudas escolhidas foram alface roxa, tomate cereja, cebolinha, salsinha, hortelã e couve. “Nesse projeto, os alunos estão envolvidos em todos os processos, aprendendo a selecionar o que plantar, planejar o plantio, a transplantar mudas, regá-las, realmente cuidar e colher o que plantaram”, afirma a professora Tabata Fracarolli, do RB+ 4T.

A partir de agora, o trabalho dos alunos é regar frequentemente as hortaliças e começar a revitalização da área, com a pintura dos muros e os cuidados estéticos dos canteiros. “Esse é só o começo de um grande trabalho, logo, grandes surpresas surgirão para eles”, aposta Tabata.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo