RB Informa

RB+ revitaliza a horta do EFI em projeto

No segundo semestre de 2016, os alunos do RB+3T e RB+4T trabalharão o “Projeto Horta”, inserido no eixo Sustentabilidade do programa de educação em período integral do Colégio Rio Branco. Nesse projeto, eles aprenderão passo a passo como iniciar uma horta, como fazer sua manutenção, os tipos de alimentos que serão cultivados no local e serão responsáveis também pelos cuidados estéticos dos canteiros.

O Projeto Horta surgiu no ano passado e foi um sucesso entre os alunos, que se envolveram e se divertiram muito em todo o seu processo. “Dessa vez, aproveitamos o nosso novo parque para revitalizar nossa horta e dar oportunidade aos alunos novos para vivenciarem esse momento”, conta a professora Viviane Gardin, do RB+3T. O projeto também cresceu, e hoje engloba dois eixos de trabalho do RB+: sustentabilidade e artes, no qual serão apresentados trabalhos de artistas plásticos e finalizado com a pintura do muro da horta. “Estas e outras atividades deixaram nosso projeto ainda mais rico e mais divertido. As crianças estão muito animadas”, completa Viviane.

O preparo para a implementação das hortas na escola conta com o apoio do jardineiro da escola, Valdeci Gusmão, juntamente com os alunos e professoras do RB+3T e 4T. Antes de por a mão na massa, os estudantes conversaram com o jardineiro para saber um pouco mais sobre sua profissão e os cuidados específicos que a manutenção de uma horta demandam. Após essa fase, eles auxiliaram na restauração de antigos canteiros que já existem na escola, preparando a área para a semeadura das novas hortaliças. As mudas escolhidas foram alface roxa, tomate cereja, cebolinha, salsinha, hortelã e couve. “Nesse projeto, os alunos estão envolvidos em todos os processos, aprendendo a selecionar o que plantar, planejar o plantio, a transplantar mudas, regá-las, realmente cuidar e colher o que plantaram”, afirma a professora Tabata Fracarolli, do RB+ 4T.

A partir de agora, o trabalho dos alunos é regar frequentemente as hortaliças e começar a revitalização da área, com a pintura dos muros e os cuidados estéticos dos canteiros. “Esse é só o começo de um grande trabalho, logo, grandes surpresas surgirão para eles”, aposta Tabata.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Eventos

Diálogos RB com Profª. Luciana Alves

Data do Evento: 25/05/2024Hora do Evento: 110hLocal: Híbrido (on-line e presencial) Nesse encontro especial, traremos a Profª. Luciana Alves para abordar o tema “Educação para as relações étnico-raciais e

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo