Mais um semestre em que a busca pelo aprimoramento e pela conscientização da importância da segurança no Colégio Rio Branco é tema em sala de aula. Como continuidade do projeto RB Saúde e Segurança, iniciado no ano de 2018, tivemos mais uma vez a presença da equipe da Qualifica Consultoria Escolar e Saúde trazendo para nossos alunos palestras educativas sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Pensando em como abordar o tema de forma adequada para cada faixa etária, a Qualifica Consultoria trouxe uma animada apresentação musical para os alunos da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental I, na qual eles contribuíram com a composição da melodia, o que virou uma verdadeira festa.
“Para a etapa da Educação Infantil nós optamos por utilizar novamente a imagem do Super Doutor, mas para conseguir prender a atenção das crianças optamos por pensar em uma música que fixasse na cabeça dos pequenos, ao mesmo passo que trabalhasse a questão da prevenção e trouxesse levemente o tema sobre primeiros socorros”, explicou Caroline Leme Prado de Souza, idealizadora e palestrante da Qualifica Consultoria
Já para os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental I ao 9º ano do Ensino Fundamental II a abordagem foi diferente, com o auxílio da apostila desenvolvida especialmente para o Colégio, as palestrantes mostraram de forma descritiva e prática como prevenir e socorrer em casos de desmaio, convulsão, engasgo e sangramento nasal.
“Pensando nos alunos do Ensino Fundamental como um todo, optamos por usar principalmente o manual que criamos especialmente para o Colégio, uma vez que o mesmo é composto somente por fotos e legendas, se tornando um material bem direto, e para que eles soubessem que terão esse tipo de material disponível na escola para consulta”, comentou Caroline.
Enquanto isso, para o Ensino Médio, as palestras trouxeram também um importante debate sobre o combate às drogas, apresentando aos alunos relatos importantes de pessoas que não conseguiram se desvencilhar do vício, como o da cantora pop Demi Lovato que começou a usar drogas quando tinha somente 17 anos e hoje com 26 anos ainda luta contra o vício.
“O trabalho com a prevenção das drogas no Ensino Médio foi muito enriquecedora. Me surpreendeu muito a reação dos alunos ao final do vídeo que apresentamos sobre a cantora Demi Lovato, principalmente pelo silêncio e empatia que tiveram, demonstrando o impacto que a temática traz”, finalizou Caroline.