RB Informa

RB celebra 2ª edição da Semana da Língua Alemã

De 31 de março a 8 de abril acontece a segunda edição da Semana da Língua Alemã no Brasil, e novamente o Colégio Rio Branco Campinas participará da celebração com uma programação especial. As festividades também fazem parte da comemoração dos 154 anos do colégio, que culminarão na Caminhada Saudável RB, marcada para o dia 8 de abril às 8h.

O evento é iniciativa das embaixadas brasileiras da Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica e Luxemburgo em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil, e pretende realizar mais de 400 eventos ao redor do país para divulgar e celebrar a beleza e diversidade do idioma alemão por meio de workshops, oficinas, apresentações, exibições de arte e filmes, entre outras atividades.

No Rio Branco, as atividades são organizadas pela equipe de Alemão do colégio, coordenada pela professora Adriane Pletz. Ela conta que as ações foram delineadas desde o planejamento pedagógico, no início de 2017, e que o envolvimento da escola nesta edição está maior. Entre as atividades, ela lista a pintura de ovos, apresentação do Coral RB no Galleria Shopping, aulas de música, filosofia e literatura envolvendo artistas e autores alemães, apresentações de teatro, culinária germânica na Educação Infantil e no restaurante do colégio, jogos de futsal, exibição de filme com debate e apresentação de dança.

“Nossa equipe percebeu que os alunos estão muito empolgados, em especial os mais velhos, que irão participar dos teatros e contos para os alunos do Infantil e Fundamental I, além de ensinarem a coreografia da música Von Allein. Isso traz à tona um sentimento de orgulho por toda a história do Rio Branco e sua importância para a cidade de Campinas e o distrito de Barão Geraldo”, relata Adriane.

Como a principal ideia do projeto é expandir a língua e cultura alemã, a professora acredita que após os eventos promovidos pelo colégio, a comunidade do Rio Branco vai conhecer e reconhecer certos costumes e características culturais germânicas, e até se identificar com muitas delas. “Tenho certeza que os estudantes mais novos não se esquecerão das atividades vivenciadas nesse período e, com isso, ansiarão pelo momento em que aprenderão a língua na grade curricular do colégio”, espera Adriane. E o convite também se estende aos alunos que podem optar pelo estudo da língua alemã no curso extracurricular. “Esperamos que cada vez mais adolescentes se juntem aos colegas que já fazem parte do curso e aproveitem essa oportunidade de imergir na cultura desse país tão rico”.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo