RB Informa

RB firma parceria com Google For Education

A partir de 2016, o Colégio Rio Branco oferecerá aos seus alunos, professores e funcionários um conjunto de ferramentas do Google for Education que abrem inúmeras possibilidades para a realização de atividades integradas e colaborativas, processos acadêmicos e administrativos, com tudo interligado e disponível em nuvem, com espaço ilimitado, acessível de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo.

A parceria firmada entre o Rio Branco e o Google for Education é pioneira em Campinas no segmento escolar e reforça o compromisso da instituição em educar e formar cidadãos, tornando-os aptos para enfrentar os novos desafios da nossa sociedade.

Com a implantação da plataforma de aplicativos da área de educação do Google for Education, que oferece armazenamento ilimitado de informações, o Rio Branco terá a possibilidade de disponibilizar para os pais o acompanhamento online dos materiais e trabalhos escolares desenvolvidos pelos alunos desde os primeiros anos de estudo até o Ensino Médio, acompanhando, assim, a evolução deles.

Acessível a qualquer hora, lugar e de qualquer dispositivo eletrônico (notebook, desktop, smartphone e tablets), o Google for Education é uma das apostas do Rio Branco para incentivar cada vez mais o estudo dentro e fora do ambiente escolar e, principalmente, educar o aluno a lidar com a tecnologia de maneira consciente e voltada à aprendizagem. “A alma, criatividade e inteligência que existem no processo de produção dos alunos permanecerá e será ainda mais incentivada por toda a equipe pedagógica. O que acontece com a introdução dessas novas tecnologias de informação e comunicação na sala de aula é facilitar o acesso a informação, criando um ambiente de compartilhamento e cooperação”, avalia o diretor pedagógico do colégio, Prof. Admir Moreli.

Com o novo conceito de sala de aula, uma redação pode ser compartilhada e escrita por várias mãos, um trabalho pode ser desenvolvido por alunos que não necessariamente estão no mesmo ambiente num mesmo momento, e até mesmo proporcionar visitas virtuais a locais como o Museu do Ipiranga ou Museu do Louvre para ilustrar conteúdos que estão sendo ensinados em sala de aula. “Essa tecnologia possibilita um conhecimento construído coletivamente, com o professor desempenhando o papel de tutor, abrindo possibilidades para as pedagogias ativas, onde o aluno se torna o protagonista da sua aprendizagem. No que diz respeito à tecnologia, os papeis podem se inverter com o aluno como tutor do professor”, explica Prof. Admir.

Neste sentido, a adoção dessa nova integração de ensino torna-se uma aliada fundamental para a formação de cidadãos responsáveis tanto no âmbito real quanto no virtual. “A tecnologia precisa ser considerada como uma aliada no processo educacional, não mais tratada como um obstáculo. E para que ela seja utilizada de maneira produtiva e consciente, é extremamente importante auxiliar o aluno nesse processo de formação de indivíduos com competências socioemocionais completas, seja no ambiente virtual, como no físico”, finaliza o diretor.

Assista aos vídeos e descubra um pouco mais.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo