No dia 22 de agosto, quinta-feira, tivemos o prazer de receber a doação de dois livros sobre a artista Tarsila do Amaral, pelas mãos de uma de suas herdeiras, a sobrinha bisneta Juliana do Amaral Haddad Vieira, mãe do aluno e sobrinho tataraneto Bernardo do EI-5M2.
Tarsila do Amaral foi uma das mais representativas pintoras nacionais. Nascida em 1886, na cidade de Capivari, Tarsila se destacou como pintora, desenhista e tradutora brasileira, sendo uma das figuras centrais da pintura nacional e uma das pioneiras da primeira fase do movimento modernista no Brasil, tendo seu quadro Abaporu, de 1928, como a obra inaugural do movimento antropofágico nas artes plásticas.
“Vou tomar a liberdade para me referir a ela como Tia Tarsila, porque que nós temos uma ligação muito grande passada pela família com relação a ela como pessoa, não somente como a grande pintora que ela foi. Nós, como herdeiros, recebemos uma parte da produção que é feita com as obras e ao receber esses livros achamos muito importante fazer essa doação pelo que a Tia Tarsila representa para o Brasil e por como ela e seu trabalho ainda são divulgados pelo país”, explicou Juliana.
A mostra Tarsila Popular aconteceu de 05 de abril a 28 de julho no Museu de Artes de São Paulo (MASP) e bateu recordes, recebendo cerca de 350 mil pessoas durante seu período de exposição e rendendo a publicação do mais amplo catálogo sobre a artista, reunindo 113 de suas obras, bem como fotografias e documentos organizados pelos curadores da mostra.
“A mostra dela no MASP foi a maior de todas até o momento, a que mais teve visitas, batendo recorde até em relação à exposição que teve sobre o Monet. Então é muito importante poder trazer isso para as crianças, tanto a sua história quando a coletânea de suas obras”, finalizou Juliana.
Em breve, os livros estarão disponíveis em nossa biblioteca para consulta.