RB Informa

Rio Branco recebe livros da família da artista Tarsila do Amaral

No dia 22 de agosto, quinta-feira, tivemos o prazer de receber a doação de dois livros sobre a artista Tarsila do Amaral, pelas mãos de uma de suas herdeiras, a sobrinha bisneta Juliana do Amaral Haddad Vieira, mãe do aluno e sobrinho tataraneto Bernardo do EI-5M2.

Tarsila do Amaral foi uma das mais representativas pintoras nacionais. Nascida em 1886, na cidade de Capivari, Tarsila se destacou como pintora, desenhista e tradutora brasileira, sendo uma das figuras centrais da pintura nacional e uma das pioneiras da primeira fase do movimento modernista no Brasil, tendo seu quadro Abaporu, de 1928,  como a obra inaugural do movimento antropofágico nas artes plásticas.

“Vou tomar a liberdade para me referir a ela como Tia Tarsila, porque que nós temos uma ligação muito grande passada pela família com relação a ela como pessoa, não somente como a grande pintora que ela foi. Nós, como herdeiros, recebemos uma parte da produção que é feita com as obras e ao receber esses livros achamos muito importante fazer essa doação pelo que a Tia Tarsila representa para o Brasil e por como ela e seu trabalho ainda são divulgados pelo país”, explicou Juliana.

A mostra Tarsila Popular aconteceu de 05 de abril a 28 de julho no Museu de Artes de São Paulo (MASP) e bateu recordes, recebendo cerca de 350 mil pessoas durante seu período de exposição e rendendo a publicação do mais amplo catálogo sobre a artista, reunindo 113 de suas obras, bem como fotografias e documentos organizados pelos curadores da mostra.

“A mostra dela no MASP foi a maior de todas até o momento, a que mais teve visitas, batendo recorde até em relação à exposição que teve sobre o Monet. Então é muito importante poder trazer isso para as crianças, tanto a sua história quando a coletânea de suas obras”, finalizou Juliana.

Em breve, os livros estarão disponíveis em nossa biblioteca para consulta. 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo