RB Informa

Rio Branco recebe livros da família da artista Tarsila do Amaral

No dia 22 de agosto, quinta-feira, tivemos o prazer de receber a doação de dois livros sobre a artista Tarsila do Amaral, pelas mãos de uma de suas herdeiras, a sobrinha bisneta Juliana do Amaral Haddad Vieira, mãe do aluno e sobrinho tataraneto Bernardo do EI-5M2.

Tarsila do Amaral foi uma das mais representativas pintoras nacionais. Nascida em 1886, na cidade de Capivari, Tarsila se destacou como pintora, desenhista e tradutora brasileira, sendo uma das figuras centrais da pintura nacional e uma das pioneiras da primeira fase do movimento modernista no Brasil, tendo seu quadro Abaporu, de 1928,  como a obra inaugural do movimento antropofágico nas artes plásticas.

“Vou tomar a liberdade para me referir a ela como Tia Tarsila, porque que nós temos uma ligação muito grande passada pela família com relação a ela como pessoa, não somente como a grande pintora que ela foi. Nós, como herdeiros, recebemos uma parte da produção que é feita com as obras e ao receber esses livros achamos muito importante fazer essa doação pelo que a Tia Tarsila representa para o Brasil e por como ela e seu trabalho ainda são divulgados pelo país”, explicou Juliana.

A mostra Tarsila Popular aconteceu de 05 de abril a 28 de julho no Museu de Artes de São Paulo (MASP) e bateu recordes, recebendo cerca de 350 mil pessoas durante seu período de exposição e rendendo a publicação do mais amplo catálogo sobre a artista, reunindo 113 de suas obras, bem como fotografias e documentos organizados pelos curadores da mostra.

“A mostra dela no MASP foi a maior de todas até o momento, a que mais teve visitas, batendo recorde até em relação à exposição que teve sobre o Monet. Então é muito importante poder trazer isso para as crianças, tanto a sua história quando a coletânea de suas obras”, finalizou Juliana.

Em breve, os livros estarão disponíveis em nossa biblioteca para consulta. 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Eventos

Planejamento Pedagógico 2023

Mais uma manhã de muito aprendizado!  Ontem, 17/01, nossa equipe pedagógica participou do segundo dia da semana de planejamento pedagógico do ano de 2023. Nosso Diretor Pedagógico, professor Admir…

LEIA MAIS
Notícias

Planejamento Pedagógico 2023

Foi dada a largada! Iniciamos hoje a semana do Planejamento Pedagógico de 2023, com muitas atividades pensadas especialmente para a nossa equipe pedagógica. Começamos o dia com um café da manhã delicioso,…

LEIA MAIS
Eventos

Festival de Judô RB 2022

Na manhã do sábado do dia 26 de novembro, aconteceu o Festival de Judô RB, que contou com a presença de nossos alunos do extracurricular e alunos de outras associações. Familiares e convidados prestigiaram…

LEIA MAIS
Eventos

RB realiza Festival e Torneio de Xadrez

No dia 26 de novembro, o RB realizou um Festival e Torneio de Xadrez. Na manhã de sábado, pessoas de todas as idades estiveram no pátio do Colégio participando dos eventos. O Festival era indicado para…

LEIA MAIS