RB Informa

Risos e aplausos na apresentação do “Teatrando”

Uma noite de sexta-feira divertida, de aprendizado e de muitos aplausos. Era possível ver os alunos/atores se divertindo no palco. A plateia conseguiu sentir a vibração deles em cada encenação. Foi assim a apresentação da peça Teatrando – Pequeno Glossário Teatral montada por 40 alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Rio Branco Campinas, no dia 4 de novembro. O auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp foi o palco escolhido para a exibição única da peça que faz parte do projeto ‘Mostra de Artes Cênicas para Montagens e Apresentações’, realizado no curso extracurricular de teatro da escola.

Sob a direção de Christian Nelson Schlosser, professor de teatro do Colégio Rio Branco, que foi bastante parabenizado ao final da peça, os alunos surpreenderam pais e convidados com uma apresentação repleta de profissionalismo, conteúdo e bom humor. “Nosso espetáculo de 2016 investiga a arte teatral em forma de glossário. Foi uma forma que encontrei de ensinar os alunos a entender o que é teatro, como funciona e a rotina da arte teatral. Com esse trabalho, eles puderam perceber o que o Teatro pode oferecer para a sociedade e, principalmente, o respeito entre os colegas. Agradeço a todos os alunos envolvidos nessa incrível empreitada”, diz o professor.

Há quatro anos o aluno Hermes Magalhães, do 1º ano A, ingressou no curso de teatro do colégio e afirmou que tem sido um grande aprendizado. “O Teatro me fez sair de uma ‘bolha’. Com ele aprendi a trabalhar em equipe, a respeitar o próximo e suas diferenças, e ser uma pessoa melhor. Nesta peça pude viver aquilo que realmente sou. Estou muito feliz”, conta o aluno/ator. Quem também estava feliz em participar da peça era a aluna Jessica Righi, do 9º ano A. “Eu quero muito ser atriz. É muito bom estar aqui no palco!”, afirmou com entusiasmo.

Antes da apresentação, a família do aluno Linus Ruiz, do 8º ano C, estava na maior expectativa. A mãe, ex-aluna do colégio, Andreia Ruiz, o pai, Claudio Ruiz, e a avó Ana Vichi, que foi professora de História do Colégio Rio Branco, não viam a hora de o espetáculo começar. “Quando nosso filho pediu para fazer aulas de teatro o apoio foi total. É sua primeira apresentação. Ele se envolveu bastante nesta peça. Ajudou, inclusive, a construir os figurinos com as minhas roupas”, contou a mãe, que também já foi atriz.

Os pais do aluno Daniel Kerzner, do 8º ano A, Silvia e Alfredo Kerzner, não podiam perder a estreia do filho no palco. “Daniel está muito entusiasmado e realizado em participar do curso de teatro. Em casa, sentimos uma grande melhora na comunicação após o curso”, contou a mãe.

Ao final da peça, o aluno Felipe Vicentini, do 8º ano A, que foi à peça com os pais Vera e Flávio prestigiar um amigo de classe, disse que se surpreendeu com a apresentação. “Confesso que estava achando que seria um pouco chato, mas foi demais! Eles contagiaram a todos que estavam assistindo. Foi muito legal e me deu até vontade de estar lá no palco”, contou o aluno.
Para o presidente da diretoria executiva da SIL, Pedro José Winterstein, é muito importante o Colégio Rio Branco ir além da grade curricular. “O foco que o colégio dá para os programas culturais é um grande diferencial, pois proporciona um ambiente de cultura, respeitando a convivência, solidariedade e o desenvolvimento humano”, afirma. “Proporcionar a formação crítica das crianças e adolescentes é nosso objetivo. E a cultura é uma dessas ferramentas”, complementa Rogério La Guardia, também diretor da SIL.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo