RB Informa

Rodrigo Nejm inaugura primeiro Diálogos RB de 2025

Na última segunda-feira, 10 de fevereiro, recebemos Rodrigo Nejm – especialista em Educação Digital no Instituto Alana – para o primeiro encontro de 2025 do Diálogos RB com tema: “Como está a dieta digital da sua família?”. O Programa Diálogos RB promove a discussão e reflexão de temas sensíveis e relevantes da atualidade dentro da comunidade escolar.

Rodrigo é doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem 17 anos de experiência em programas de proteção de Direitos Digitais e Educação Digital de crianças e adolescentes, com foco em bem-estar e segurança.

Na palestra, Rodrigo compartilhou dados e informações sobre o impacto da tecnologia em nosso cotidiano, e como isso afeta diretamente as crianças. Um de seus recursos discursivos na palestra foi uma analogia entre o uso de telas e as dietas alimentares, ressaltando que é possível criar um consumo saudável e equilibrado de ambos os lados.

Um dos conceitos introduzidos por ele é o usuário passivo da Internet, que consiste em quem consome conteúdos digitais de maneira compulsiva e acrítica, como um passatempo ou fonte de distração, tornando-se refém dos fast foods digitais, que ofertam interações rasas e superficiais, como o TikTok ou os Reels.

Para finalizar, Rodrigo abriu para perguntas e dúvidas da plateia, que contribuiu com questionamentos sobre a eficácia do controle parental nas plataformas de streaming e a relação entre o uso passivo da internet e o analfabetismo funcional, dentre outras. A palestra foi gravada e está disponível em nosso canal do YouTube. Assista na íntegra!

Fabiene Ramos, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, acredita que Rodrigo fez alusão a pontos muito relevantes, como a importância da mediação de responsáveis no acesso de crianças a ambientes digitais: “Ele destacou a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes na Internet. Não basta impor restrições ou jejum digital; o essencial é buscar um equilíbrio saudável entre atividades fora das telas e o consumo de conteúdos digitais, algo plenamente possível com uma mediação adequada.”

“Saber como se portar na internet é uma habilidade essencial para todos nós, independentemente da idade. Estar ciente dos benefícios e riscos do universo on-line favorece o uso responsável das ferramentas digitais. Considerando que a internet, a maior “rua” do mundo, é um ambiente onde crianças e adolescentes passam muitas horas, torna-se urgente orientarmos as nossas crianças e adolescentes sobre suas experiências e presença digital, alertando-os sobre os mesmos cuidados de segurança que teríamos em outros ambientes da vida para que saibam reconhecer situações de risco e o que fazer caso enfrentem algum tipo de dano”, complementou ela.

Confira as fotos do evento!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo