Muitas vezes, a transição de um segmento educacional para outro pode gerar algumas dúvidas e ansiedades aos alunos. A mudança de rotina e formatos de provas são alguns dos exemplos que podem ocasionar esses comportamentos entre os jovens. Pensando em amenizar essa expectativa e iniciar o processo de acolhimento dos estudantes ao Ensino Médio, as coordenações pedagógicas do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Rio Branco Campinas elaboraram um Simulado especial para os alunos do 9º ano se familiarizarem com o estilo de provas que será exigido na próxima fase de estudos.
Os simulados acontecem em duas datas, uma vez por semestre, e os alunos que optarem por realizar a prova poderão ser bonificados com até 0,5 ponto na média das disciplinas. A coordenadora pedagógica do FII, Cintia Patrick Capellato, explica que a iniciativa já aconteceu em 2016 e teve ótimos resultados. “Trazer o simulado para o 9º ano é uma forma do aluno vivenciar um pouco a atmosfera do Ensino Médio, criar estratégias para resolver esse tipo de simulado, que será a realidade de avaliações mensais no novo segmento”, diz Cintia.
Para apresentar o simulado aos alunos, entram em cena o coordenador do Ensino Médio, Nelson Henrique Ribeiro Mortean, e o auxiliar de coordenação Paulo Mayer. Eles esclarecem as questões técnicas da prova, como o layout, o preenchimento da folha de respostas, o tempo de permanência mínimo e máximo em sala de aula, além de dar dicas de estratégias para resolução das questões. “A transição do Fundamental II para o Ensino Médio é bastante significativa, exigindo mudanças nas estratégias de estudos dos alunos. Essa prova é uma forma de auxiliar a passar esse período de transição de forma branda, atenuar as sensações que podem surgir com a exigência de uma autonomia maior do aluno daqui para a frente”, comenta Nelson.
A coordenadora Cintia concorda que adquirir uma rotina de estudos é essencial para o bom desempenho em qualquer etapa da vida acadêmica, frisando que estudar para provas somente nas vésperas não traz bons resultados . “Procuramos, ao longo do ano, possibilitar situações que permitam que os alunos do 9º ano vivenciem um pouco o cotidiano do Ensino Médio, apresentando essa ‘nova escola’ que existe dentro da mesma escola em que eles já estudam. Para isso, ninguém melhor do que o coordenador do EM para criar essa identificação com a equipe que estará com eles na próxima etapa, dando continuidade no processo de aprendizado aqui no colégio”, relata.
A aluna Nathalia Sayuri Kochi, do 1º ano A, participou da prova quando esteve no 9º ano e recomenda a participação no simulado preparatório. “Realmente serviu como um teste para o que vinha pela frente no Ensino Médio. Consegui aumentar as minhas médias com esse simulado, e para quem nunca teve contato com esse tipo de prova antes, ele te ajuda a ficar mais tranquilo e se familiarizar com o padrão”, comenta.
Os amigos Guilherme Yoshioka e Thomas Semedo Spinelli Fraga, hoje alunos do 1º ano B, afirmam que o simulado do 9º ano foi essencial para acalmar a ansiedade que poderia ter sido originada pela transição de segmentos. “Fizemos um tipo de prova durante nossa vida escolar inteira, e encarar um simulado nesse formato, de repente, seria muito brusco. Ele nos ajudou a entendermos como a prova seria, como preencher um gabarito, a nos organizarmos”, diz Thomas.