RB Informa

Storytelling é tema do curso RB Oratória para Professores

No penúltimo encontro do curso RB Oratória para Professores – Comunicação é Poder, realizado dia 01 de junho, o pós-graduado em Roteiro Audiovisual e professor de Storytelling, Leonardo Guineli, ministrou a aula Storytelling: Era uma vez a arte de contar histórias aos nossos professores, através da plataforma Google Meet.

Ao lado da jornalista Karina Pachiega, Leonardo abriu a aula com uma dinâmica, contando aos professores uma história, e propôs uma reflexão sobre as diferentes formas de se falar sobre algo e o impacto que isso tem. Dando continuidade, o especialista falou sobre sua trajetória, nas áreas de marketing e storytelling, e expôs suas vivências profissionais e pessoais nesse caminho de histórias. “Eu trabalhei em algumas empresas antes de entender que, de fato, o que eu gostava na vida era educação. E educação aliada a histórias. A minha grande paixão, na verdade, sempre foi o cinema, e eu descobri que era possível aliar uma necessidade com uma grande paixão.”

Ao decorrer da aula, Leonardo contou aos  professores sobre o surgimento do storytelling, que teve início já na pré-história, quando as pessoas, além de se sentarem ao redor da fogueira para se alimentar, contavam também histórias e as pintavam nas paredes das cavernas, dando origem às pinturas rupestres. Guineli também falou sobre a crise da atenção em que vivemos, na qual “estamos igual a um peixinho dourado, com várias e várias luzinhas ao nosso redor tentando tirar a nossa atenção das coisas que falamos”. Para o professor, o storytelling atua como uma ferramenta para salvar a atenção das pessoas. 

Leonardo apresentou aos professores a “receita de bolo” para contar histórias: o ABC da história. O professor explicou que esse é um modelo que ajuda na composição de um storytelling e consiste em abrir, bagunçar e consertar a história que vamos contar. Explicou separadamente cada um dos pontos, exemplificando as melhores formas de se trabalhar e finalizou: “é adaptar isso para as diferentes comunicações que a gente faz.”

Ao final da aula, Leonardo mostrou aos professores um vídeo e propôs identificar com eles os pontos apresentados anteriormente e a forma como aquela história foi contada. Para finalizar, os professores compartilharam com o palestrante suas experiências e trabalhos propostos em aula que se valeram da arte de contar histórias.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo