RB Informa

Storytelling é tema do curso RB Oratória para Professores

No penúltimo encontro do curso RB Oratória para Professores – Comunicação é Poder, realizado dia 01 de junho, o pós-graduado em Roteiro Audiovisual e professor de Storytelling, Leonardo Guineli, ministrou a aula Storytelling: Era uma vez a arte de contar histórias aos nossos professores, através da plataforma Google Meet.

Ao lado da jornalista Karina Pachiega, Leonardo abriu a aula com uma dinâmica, contando aos professores uma história, e propôs uma reflexão sobre as diferentes formas de se falar sobre algo e o impacto que isso tem. Dando continuidade, o especialista falou sobre sua trajetória, nas áreas de marketing e storytelling, e expôs suas vivências profissionais e pessoais nesse caminho de histórias. “Eu trabalhei em algumas empresas antes de entender que, de fato, o que eu gostava na vida era educação. E educação aliada a histórias. A minha grande paixão, na verdade, sempre foi o cinema, e eu descobri que era possível aliar uma necessidade com uma grande paixão.”

Ao decorrer da aula, Leonardo contou aos  professores sobre o surgimento do storytelling, que teve início já na pré-história, quando as pessoas, além de se sentarem ao redor da fogueira para se alimentar, contavam também histórias e as pintavam nas paredes das cavernas, dando origem às pinturas rupestres. Guineli também falou sobre a crise da atenção em que vivemos, na qual “estamos igual a um peixinho dourado, com várias e várias luzinhas ao nosso redor tentando tirar a nossa atenção das coisas que falamos”. Para o professor, o storytelling atua como uma ferramenta para salvar a atenção das pessoas. 

Leonardo apresentou aos professores a “receita de bolo” para contar histórias: o ABC da história. O professor explicou que esse é um modelo que ajuda na composição de um storytelling e consiste em abrir, bagunçar e consertar a história que vamos contar. Explicou separadamente cada um dos pontos, exemplificando as melhores formas de se trabalhar e finalizou: “é adaptar isso para as diferentes comunicações que a gente faz.”

Ao final da aula, Leonardo mostrou aos professores um vídeo e propôs identificar com eles os pontos apresentados anteriormente e a forma como aquela história foi contada. Para finalizar, os professores compartilharam com o palestrante suas experiências e trabalhos propostos em aula que se valeram da arte de contar histórias.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo