RB Informa

A tecnologia como aliada do professor e do aluno

Há muito tempo, no Colégio Rio Branco, a tecnologia deixou de ser um obstáculo, um recurso que atrapalha e distrai o aluno, para se transformar numa importante aliada dos professores e alunos no desafio de ensinar e aprender de forma interativa e cooperativa.

Nesse sentido, o Colégio estabeleceu uma parceria com a Nuvem Mestra, a única empresa partner premium do Google for Education, para implantar o uso dessas ferramentas em sala de aula.

Desde o início do projeto, os professores já participaram de inúmeras oficinas de capacitação em ferramentas focadas em Projetos, Google Expedition / Cardboards,  Certificação Educador e Google Formulários, entre outros.

As oficinas, além do conhecimento prático para utilizar as ferramentas Google em sala de aula, também estimularam a busca por mais estratégias para melhorar a interação com os alunos em sala de aula. Como ressalta o Diretor Pedagógico, Prof. José Admir Moreli, “a tecnologia é um meio importante, mas o objetivo final é a aprendizagem. O importante é o impacto que a tecnologia traz para o processo de construção do conhecimento do aluno”.

O esforço de toda a equipe trouxe um importante reconhecimento para o Colégio Rio Branco: é a primeira escola de Campinas e a 12ª do Brasil a receber da Google o selo Escolas de Referência Google for Education. A certificação identifica as instituições de ensino que possuem um corpo docente comprovadamente capacitado e que utilizam as ferramentas Google em sala de aula.

Além da formação dos professores, o Colégio investiu  em infraestrutura tecnológica e digital para transformar as salas de aula em espaços não só presenciais, mas também virtuais, onde professores e alunos, presencial ou virtualmente, desenvolvem os projetos inovadores, em uma linguagem familiar às novas gerações de alunos.  

“Essa conquista só foi possível porque todos se comprometeram e aceitaram o desafio de incorporar a tecnologia ao projeto pedagógico do Colégio.  A diretoria do colégio investiu amplamente na infraestrutura, tecnologia e na capacitação dos professores. E os professores investiram seu tempo e dedicação para transformar a sua prática docente.  Essa, sem dúvida, foi uma conquista de todos”, destaca o Prof. José Admir Moreli, diretor pedagógico do Colégio Rio Branco.

A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, no Auditório do Colégio. No evento, estarão presentes professores, funcionários, representantes da mantenedora do Colégio e a equipe da Nuvem Mestra e do Google,  para a entrega do troféu e certificado.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS