No dia 25/10, as turmas do EF-1 receberam a visita de Paris, cão-guia aposentada, e de sua tutora, Júlia Teixeira.
Paris é uma labradora de 6 anos de idade que atuou como cão-guia de uma pessoa com deficiência visual durante quatro anos, aposentando-se em outubro de 2023. Finalizados os trabalhos, ela passou a viver com Júlia e sua família, em Campinas.
Na palestra, Júlia respondeu às perguntas dos alunos sobre a formação e o papel de cães-guias e ressaltou a importância de conscientizarmos as crianças sobre esse tema: “As crianças são multiplicadoras de informação, então foi muito interessante trazer a Paris aqui para conhecê-los. Ela é uma cadela muito dócil, mas também treinada, com 4 anos de experiência como um cão-guia. Nisso, eu ensinei para eles como devemos nos comportar próximos a um animal que estiver em serviço.”
Rafaela Kraft, do EF-1T3, diz ter aprendido muito: “A gente não pode fazer carinho nos cachorros enquanto eles estiverem trabalhando, porque isso tira a concentração deles.” Ela ainda comentou que ficou muito feliz de ver a Paris de perto: “Foi muito legal, ela era muito fofa e eu dei um abração nela!”.
Ao fim, com a autorização e supervisão de Júlia, os pequenos puderam fazer carinho na Paris e cada turma fez uma foto coletiva com a nova amiga canina. Vejam os registros da palestra!