RB Informa

Turmas do EM-3 recebem aula estratégica sobre o Enem

Na quarta-feira (31/07), a terceira série do Ensino Médio participou de uma aula sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ministrada pela professora de matemática, Elka. Durante a aula, a professora explicou como é feito o cálculo da nota do exame, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), diferente do sistema de avaliações tradicionais, em que a nota corresponde à soma de acertos.

A prova possui questões de variados graus de dificuldade e, ao invés de acertos em questões difíceis, o Inep busca no candidato a coerência pedagógica, dominando as questões num nível gradativo, como numa régua. Por meio dela, é medido seu conhecimento e definida a sua nota.

Gabriela Waschek, do EM-3M2, comentou sobre a importância da aula, que promoveu um olhar muito estratégico sobre a prova: “O que eu gostei muito foi sobre o método TRI e como ele funciona. Diferentes pessoas acertaram a mesma quantidade de questões, mas as que acertaram as mais difíceis não recebiam uma nota tão boa quanto as que acertaram as mais fáceis. Isso se deve à régua do TRI”. A partir disso,  Elka os aconselhou a focar nas questões mais fáceis, pedagogicamente, para que garantir uma maior nota de desempenho. Outro ponto que ela ressaltou foi focar nas questões de ciências da natureza, especialmente biologia, que costumam ser mais fáceis e demandar menos tempo de resolução”, disse a Gabriela. Para finalizar, a professora ainda lembrou a relevância da dedicação aos estudos, a importância de fazer simulados e, também, praticar o controle do tempo durante a prova. 

Confira os registros da aula!

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo