RB Informa

Ciclo de realizações marca colação do 9° ano

No dia 19 de dezembro de 2016, as cortinas do palco do auditório Dom Gilberto Pereira Lopes, localizado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, abriram-se e foi dado início à cerimônia de colação de grau dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Rio Branco. Conduzida pelo professor de Educação Física, Tulu, a celebração marca o encerramento de um ciclo para todos, e o início de uma nova fase acadêmica cheia de responsabilidades e escolhas: o Ensino Médio.

“Hoje é o momento de fazer um balanço e de colher os frutos de um trabalho longo. A formatura do 9º ano é a oportunidade de ver todo o resultado conquistado durante o Ensino Fundamental. Para os alunos e familiares é um momento importante que marca o final de um ciclo de estudos e abre um novo ainda mais desafiador. Parabéns aos alunos que chegaram até aqui!”, celebra o diretor pedagógico Admir Morelli.

A orientadora educacional do 9º ano Juliana Caetano, acompanhou toda a cerimônia com a sensação de dever cumprido. “Este ano buscamos desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de uma forma diferenciada para que os alunos trabalhassem a autonomia com liberdade e independência pedagógica. Nós, profissionais do Colégio Rio Branco, sempre buscamos a formação de um cidadão crítico e participativo. E hoje, estão aqui cerca de 100 formandos. Parabéns e sucesso nessa nova etapa”, festeja Juliana.

Com muita emoção, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Cíntia Patrick Capellato, também esteve presente na colação de grau. “Hoje viemos comemorar a vitória e superação de muitos alunos. O momento faz a gente retomar todo o Ensino Fundamental II, quando eles vieram para o 6º ano ainda crianças. Chegamos ao 9º ano e percebemos como eles se desenvolveram, amadureceram e estão prontos para começar uma etapa diferente que envolve mais autonomia e responsabilidade. A sensação que tenho hoje é de ver um passarinho quebrando seu ovo e sei que logo vai voar. Nossos alunos estão prontos! Parabéns formandos, professores e familiares pelo envolvimento”, comemora a coordenadora.

Durante a celebração, o professor de Literatura, Lucas Sanches Oda, que foi paraninfo dos alunos do 9º ano A e C, conduziu seu discurso com muito bom humor e colocou literalmente os alunos para dançar e arrancou risos de todos os presentes. Já a professora de Geografia, Mônica Simões Botelho, carinhosamente chamada de Moniquinha pelos alunos, foi paraninfa do 9º ano B e prestou uma homenagem aos pais, aproveitando posteriormente para agradecer aos alunos pela troca de experiências e todo o crescimento pessoal durante o ano que se passou.

Com sentimento de gratidão e conquista o aluno Ilan Getz, do 9º ano D, deixa o Colégio Rio Branco para enfrentar novos desafios. “O RB me deu muitos amigos, me desenvolveu para o futuro. Vou concluir meus estudos em Israel bastante seguro. Desejo boa sorte para meus amigos que ficam por aqui”, afirma.

A aluna Giulia Battistella Drago, do 9º ano D, está pronta para iniciar o Ensino Médio em 2017, mas diz que agora, o momento é de festejar. “Espero com ansiedade passar por esses próximos três anos. O RB é parte de quem eu sou”, afirma. Sofia Sales Maia, do 9º ano D, é aluna do colégio desde o Maternal, e pretende continuar seus estudos no Rio Branco. “Recebi uma base de ensino muito boa aqui. Criei laços de amizades verdadeiros, inclusive com professores”, disse aluna que estava acompanhada de sua mãe Beatriz Helena. “Orgulho enorme de estar aqui hoje com a minha filha, uma excelente estudante e com um futuro brilhante pela frente”, completou a mãe.

Para os pais do aluno Matheus Ecke Medeiros, Marisa e Carlos, o encerramento do 9º ano é um ciclo que se fecha. “Nosso filho está desde o 2º ano no Rio Branco, sempre muito satisfeito e com boas notas. Ele adora. Esse dia é um marco na vida dele. Fecha-se um ciclo e começa um novo no Rio Branco”, concluem.

Patrícia e Breno Campos, pais da aluna Beatriz do 9º ano B, estavam muito felizes com a celebração. “É muito bom completarmos essa fase de estudos. Nossa filha cresceu! Parece muito cedo por conta da idade, mas é real. Estamos muito felizes”, afirma.

O evento contou com a presença da equipe pedagógica e funcionários do colégio, do presidente da SIL (Sociedade de Instrução e Leitura) Pedro Winterstein, do conselheiro José Roberto Manhães, além de pais e convidados.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas