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Projeto Literário – Infantil I do 2º semestre

Projeto baseado no livro: “Como Começa?”, de Silvana Tavano. Editora: Callis.

Turma: Infantil I

Professoras: Fernanda, Gisele, Luciane e Thaís

Professoras substitutas:  Néia

A missão do professor, quanto à aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização, é despertar nas crianças, de forma criativa e significativa, o gosto pela leitura/escrita, de modo a atender as necessidades daquilo que viveram ou vivem. A  leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que a criança associe ou diferencie a magia dos acontecimentos da sua vida real. Assim, ela faz suas preferências; forma seus próprios conceitos; percebe o zelo, o amor, o belo, o bem, o mal, a delicadeza da alma, a coragem, o medo, a confiança, a solidariedade e a criatividade; fortalece a  sua autoestima e seu poder de conquista; constrói seu próprio conhecimento, além de tornar-se um apreciador da leitura.

   No livro Como começa?, a história nos instiga a refletir que tudo a nossa volta tem um começo Ela possibilita às crianças uma leitura em vários níveis: o sensorial, por meio dos aspectos exteriores do livro; o emocional, pelos sentimentos que a leitura provoca; e o racional, pela reflexão a que  conduz e pela construção do conhecimento. Ela também nos permite trabalhar diferentes assuntos como: sequência dos acontecimentos, reconto e observação do mundo que nos cerca. O livro nos faz refletir que: “Cada coisa começa de um jeito e cada jeito leva as coisas para um lugar. Às vezes, o começo tem jeito de fim, mas, só que, no fim, tudo pode começar mais uma vez! É por isso que, no começo de uma história, ninguém sabe direito como vai terminar. E quem adivinha o desenho que virá depois que os traços começam a se encaixar?” (Trecho retirado do livro: “Como começa?”)

 

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