RB Informa

Estudo do Meio 2º ano – Ilha Grande

O Estudo do Meio interdisciplinar do 2º ano engloba as cidades de Paraty e Angra dos Reis, com foco em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. É um estudo de fundamental importância para a formação do aluno, uma vez que tem como objetivo possibilitar descobertas e, assim, construir de forma significativa os conhecimentos em termos históricos,  econômicos, sociais e ambientais.

Em Paraty, os alunos têm a oportunidade de visitar uma das mais belas arquiteturas típicas do Brasil Colonial, vivenciando a história na sede do mais importante porto exportador de ouro nesse período. São realizados estudos sobre as implicações econômicas e sociais das atividades desenvolvidas ao longo da história na região.

Em Angra dos Reis, os alunos visualizam diferentes formas de ocupação territorial. Essa observação permite discussões sobre realidades distintas em ambiente urbano.

Ilha Grande é a maior ilha do litoral de Angra dos Reis, com uma vegetação nativa exuberante e as mais belas praias do litoral brasileiro, tendo a pesca e o turismo como principais atividades econômicas. Visitando diferentes localidades na ilha, os alunos estudam os diversos ecossistemas, as suas principais espécies, as adaptações morfológicas e fisiológicas dos organismos, as relações entre marés, estuários e manguezal, entre outros.  A ilha ainda conta com importantes pontos de visita para discussão e reflexão histórica, como as ruínas do Lazareto e da Colônia de Dois Rios, posteriormente denominado Instituto Penal Cândido Mendes.

As visitas dão aporte para uma reflexão real sobre as responsabilidades individuais/coletivas em relação ao ambiente natural e às construções humanas. Em contato com comunidades locais, os alunos conhecem outros padrões de vida, abrindo espaço para reflexão sobre seus próprios hábitos e respeito à diversidade cultural.

Com a coleta organizada de dados, anotações relevantes de informações, posterior análise e publicação dos resultados, os alunos têm a oportunidade da prática científica, um instrumento significativo no prosseguimento dos estudos em nível universitário. Ao desenvolver a elaboração da apresentação final dos resultados, os alunos também têm a experiência da prática com diversos recursos audiovisuais.   

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo