RB Informa

Projeto Interdisciplinar sobre Água – 6º ano

O 6º ano realiza um projeto temático em que o objeto de estudo é a água, englobando várias disciplinas, como Ciências, Geografia, HIstória, Matemática, Língua Portuguesa e Artes.

Em Abril, acontece a visita ao Ribeirão das Pedras. O estudo tem início no trecho localizado nas imediações do colégio (área de reflorestamento de mata ciliar, que contou com participação do Rio Branco e entidades ambientalistas do Município); em seguida, realiza-se o trajeto do colégio até a foz no Ribeirão Anhumas, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), passando por diversas áreas do distrito de Barão Geraldo com diferentes formas de ocupação. Por fim, segue-se em direção à nascente, região próxima à caixa d’água do Taquaral, até a rodovia D. Pedro I. Os alunos observam a nascente do Ribeirão das Pedras e acompanham seu curso, comparam e observam a mata ciliar em diversos pontos, observam a água contaminada e a água poluída e identificar a interferência humana na ocupação e as transformações ocorridas ao longo do curso do Ribeirão das Pedras.

Em Agosto, para complementar os estudos que envolvem a água, os alunos fazem uma visita à cidade de Salto e Barra Bonita para analisar o percurso do rio Tietê, bem como a qualidade da água e outras questões ambientais, como vivenciar a degradação e recuperação do Rio Tietê, comparar as condições de preservação do Rio, reconhecer o funcionamento e importância da eclusa para navegação fluvial e entender a necessidade de preservação do meio ambiente. A saída pedagógica propõe um trabalho multidisciplinar, que vem sendo realizado com o auxílio das ferramentas Google for Education.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS