RB Informa

Projeto literário – 2º ano

AS MIL E UMA HISTÓRIAS DE MANUELA

Autor Marcelo Maluf

Editora Autêntica

Edição 1ª / 2013

Série 2º ano

Professoras

Viviane Amaro

Silvia Elaine Grande

Talita Zanfelice de Souza

Cristiane Grassi

Patrícia Freitas

Denise Ferro

 

Justificativa

O projeto literário tem uma função muito importante que é propor situações de aprendizagens que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos, transformando o leitor iniciante em um descobridor de conhecimentos escondidos entre as linhas de uma história. Essa dinâmica permite que a criança aprenda que a leitura ensina além das letras, palavras e textos, como valores, conhecimento, reflexões e muito mais.

Nesse campo das descobertas, trabalharemos com a interdisciplinaridade, mostrando que os diferentes assuntos (conteúdos) podem e devem “conversar” entre si para que a aprendizagem seja realmente significativa e contextualizada.

“As mil e uma histórias de Manuela” é um livro alegre, colorido e recheado com histórias “saborosas” que darão asas à imaginação dos alunos.

Esse será o objetivo principal do projeto literário, tornar as crianças “devoradoras” de histórias, fazendo da leitura uma ferramenta para o aprendizado.

A sistematização e organização das atividades e descobertas serão realizadas por meio da confecção de um portfólio coletivo de cada turma. As diferentes formas de registros darão ao trabalho um encantamento especial, pois, de maneira coletiva, as crianças perceberão a opinião do outro, aprendendo a respeitar, dividir, ceder e colaborar.

 

Sinopse

 

Manuela comia livros.

Devorava principalmente os de fantasia e suspense. Gostava dos mais azedos, com sabor de torta de limão. Das histórias mais românticas ela não gostava muito, tinham gosto de doce de batata doce, dizia.

E foi por causa dessa mania de comer livros que Manuela viveu uma aventura incrível e muito, muito diferente… Ccheia de susto e suspense, mas também com muita alegria.

Autor

Nasci em 15 de janeiro de 1974, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, a 150 km da capital paulista. Exatamente às 11 horas e 15 minutos. Sou escritor e professor de criação literária. Estudei Artes na faculdade e tenho alguns livros publicados. Entre eles estão os infantojuvenis: Jorge do Pântano que fica logo Ali (FTD, 2008), Meu pai sabe voar (FTD, 2009), em parceria com Daniela Pinotti – livro selecionado pela FNLIJ para o catálogo da Feira de Bolonha de 2010 – e o infantil: As casas (Cortez, 2012), em parceria com Fábio Supérbi e Juliana Notari. Uma grande alegria foi ter organizado a antologia de contos infantojuvenis Era uma vez para Sempre (Terracota, 2009) com a presença de autores como: Tatiana Belinky, Heloísa Prieto, Índigo, Leo Cunha, Claudio Fragata, entre outros. Também tenho um livro de contos para adultos: Esquece tudo agora (Terracota, 2012).

Comecei a escrever minhas histórias depois que fiquei trancado, por uma noite, na biblioteca municipal da pequena cidade onde nasci. Eu tinha 11 anos, e os livros me atraíam de uma maneira maluca. Eu ainda não sabia o motivo, mas queria sempre tê-los por perto. Naquela madrugada, os livros me serviram de travesseiro e cobertor, me deram abrigo e contaminaram o meu corpo. Primeiro a biblioteca foi meu refúgio, depois um lugar onde vivi aventuras em busca do mistério que é existir neste mundo. Creio que de tanto gostar de ler, um dia eu também quis contar minhas histórias e, por isso, me tornei escritor.

Escrever As mil e uma histórias de Manuela me fez aprender muita coisa sobre os livros, como, por exemplo, é preciso mastigá-los bem, senão ficamos com dor de barriga. E, assim como a Manuela, eu também saboreio as páginas dos livros tanto quanto uma boa torta de chocolate. E é desta maneira que eu vivo: escrevendo e comendo, comendo e escrevendo.

Fonte: <https://grupoautentica.com.br/autentica-infantil-e-juvenil/autor/marcelo-maluf/1097> Acessado em 15/02/2018.

Referência

MALUF, Marcelo. As mil e uma histórias de Manuela. São Paulo: Grupo Autêntica, 2014. Disponível em:

<https://grupoautentica.com.br/autentica-infantil-e-juvenil/livros/as-mil-e-uma-historias-de-manuela/953> Acessado em 15/02/2018.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo