RB Informa

Projeto Literário – 2º ano

OS MONSTROS MAIS MEDROSOS DO MUNDO

Autor: Paula Browne

Editora Rocco

Série: 2º ano

Professoras

Maria Helena Duzzi

Silvia Elaine Grande

Talita Zanfelice de Souza

Cristiane Grassi

Renata Capovilla

Viviane Amaro

Professora substituta

Mariana Cano


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

A riqueza do projeto literário está no fato de ser um dos  incentivadores na formação do hábito de leitura. Um dos principais objetivos é o de valorizar a literatura para que seja um  veículo de prazer e cultura.

Utilizando esse recurso motivador e desafiador, buscamos auxiliar a criança a acentuar a imaginação, a aguçar a curiosidade e a desenvolver a linguagem, tanto escrita quanto oral, pois as histórias são capazes de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.  

Com a leitura, as crianças constituem suas subjetividades e, é pelo viés da imaginação, da fabulação, que vão preenchendo os vazios e se apropriando da realidade.

Nessa aventura, de Ugo Pedregulho, nasce o monstrinho mais lindo do mundo. Criado com tanto amor e liberdade para ser tudo o que desejar ser, logo se torna um monstrinho especial, criativo, sonhador, inventivo e engraçado.

Esse poetinha bem humorado é realmente um monstrinho e tanto! E nessa aventura não está sozinho. Tem uma família tão bacana quanto ele. Acontece que, na cidade onde ele mora, todos os monstrinhos morrem de medo de monstros. O que será que vai acontecer na história?

Utilizaremos esse livro para nos engajar em uma viagem divertida e criativa, inserindo áreas do conhecimento em um mundo real e significativo.


Sinopse

Terrível! Medonho! Apavorante! Dentro do armário, debaixo da cama; com cinco pernas, quatro braços, dentes vampíricos. Todo mundo tem medo de monstro. Até mesmo… os monstros! Como é que pode? É o que nos mostra a escritora e ilustradora Paula Browne em  “Os monstros mais medrosos do mundo”, publicação do selo Rocco Pequenos Leitores. A obra é promessa de risos, e não de sustos.

O livro conta a história de Ugo Pedregulho, um lindo monstrinho. Quer dizer, lindo para a sua família, afinal, Ugo era um monstro. E monstros são monstros. O importante é que ele era amado! E isso é a coisa mais linda de se ver. Ele adorava criar histórias, escrever poesias, inventar sanduíches, colecionar figurinhas e até — vejam só que esquisito — dançar pelado pela casa! 

Coisas desconhecidas, no entanto, deixavam o monstrinho receoso: o primeiro dia de aula, um prato diferente, uma irmãzinha. Como lidar com o novo? Pior ainda: como lidar com o seu semelhante se todos na cidade são monstros? E monstros, como já fora dito, são monstros. Temíveis, aterrorizantes, arrepiantes!

Contudo, se monstros são monstros,  por que monstros têm medo de monstros? Ugo Pedregulho logo percebe que talvez os monstros não se conhecessem direito. E uma ideia genial do esperto monstrinho poderia fazer com que aqueles monstros mais medrosos do mundo se tornassem os mais felizes, amigos e tolerantes.

Com muito humor e delicadeza, além de ilustrações assustadoramente divertidas, Paula ensina à turminha leitora que somos todos iguais, mas diferentes — cada um com seus gostos, qualidades, defeitos —, e que é importante não só respeitar tais diferenças, mas compreendê-las. Permitir-se conhecer e aprender com o outro não é nenhum bicho-papão.


Referência

BROWNE, Paula. Os monstros mais medrosos do mundo. São Paulo: Editora Rocco, 2015.

BROWNE, Paula. Os monstros mais medrosos do mundo. São Paulo: Editora Rocco, 2015. Disponível em: <http://www.rocco.com.br/livro/?cod=2596> Acesso em: 14/03/2017.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo