PROCURA-SE LOBO
Autora Ana Maria Machado
Editora Ática
Edição 2ª / 2015
Série 3º ano
Professoras
Cíntia Cardoso
Rosinês Rodrigues R. Bueno
Michelle Romano
Rachel C. C. Orsi Rodrigues
Fabiana Flacker
Mariana Cano
Justificativa
Ana Maria Machado é uma das nossas maiores autoras infanto-juvenis. Recebeu, entre vários prêmios, o Hans Christian Andersen, conferido aos melhores do mundo na área de literatura para crianças. Em 2003, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras.
Nessa história, Manuel Lobo tem uma missão importante: alertar o mundo sobre o risco de extinção dos lobos das florestas, dos desertos… Mas um anúncio mal feito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças, mas há também os espertalhões, outros bem bobos e até uns lobos bonzinhos. Felizmente, Manuel Lobo conhece essa turma toda.
Destaca-se a riqueza de intertextualidade que a narrativa apresenta e as possibilidades de outras leituras que a história direciona, entre elas: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, O lobo e o cordeiro, O lobo em pele de cordeiro, Chapeuzinho Amarelo, Lobisomem, O lobo e o sete cabritinhos, O livro da selva, Loba Romana, Lobo de Gubbio etc.
O livro de Ana Maria Machado também sensibiliza o leitor e alerta sobre a extinção dos animais, principalmente dos lobos, em vários lugares do mundo e da importância da preservação do meio ambiente para a proteção de todas as espécies de animais e vegetais.
Ao utilizar essa obra, pretende-se trabalhar a leitura, a produção textual e a consciência ecológica.
Sinopse
Manoel Lobo estava procurando emprego e achou um anúncio que começava assim: “Procura-se Lobo, adulto de boa aparência, com experiência comprovada para trabalho de responsabilidade.
Já que ele se chamava Lobo, se fez de bobo e respondeu ao anúncio. Não era o que queriam, mas acabou dando certo. Manoel arrumou um emprego para responder às cartas de todos os lobos que queriam o trabalho.
Autora
Ana Maria nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941.
Considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas, a carioca Ana Maria Machado ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013.
Na sua carreira, os números são generosos. São mais de 40 anos escrevendo, mais de cem livros publicados (dos quais 9 romances e 8 de ensaios), mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e em 26 países. Os prêmios conquistados ao longo da carreira também são muitos, de se perder a conta. Entre eles, 3 Jabutis, o Machado de Assis da ABL em 2001 para conjunto da obra, o Machado de Assis da Biblioteca Nacional para romance, o Casa de Las Americas (1980, Cuba), o Hans Christian Andersen, internacional, pelo conjunto de sua obra infantil (2000), o Príncipe Claus (Holanda), o Iberoamericano SM de Literatura Infantojuvenil(2012) , o Zaffari & Bourbon (2013) por melhor romance do Biênio em língua portuguesa. Foi também agraciada, em alguns casos mais de uma vez, com láureas como : Premio Bienal de SP, João de Barro, APCA, Cecilia Meireles, O Melhor para o Jovem, O Melhor para a Criança, Otavio de Faria, Adolfo Aizen, e menções no APPLE (Association Pour la Promotion du Livre pour Enfants, Instituto Jean Piaget, Genève), no Cocori (Costa Rica), no FÉE (Fondation Espace Enfants, Suiça) e Americas Award (Estados Unidos).
Fonte: <http://www.anamariamachado.com/biografia> Acessado em: 15/02/2018.
Referência
MACHADO, Ana Maria. Procura-se lobo. São Paulo: Ática, 2015. Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/livro/procura-se-lobo> Acessado em: 15/02/2018.