RB Informa

Projeto Literário – 4º ano

ALMANAQUE RUTH ROCHA

Autor: Ruth Rocha

Editora Moderna/ Salamandra

Série: 4º ano

Professoras:

Renata Valeria de Roce

Maria Isabel Mandaji

Michelle Oliveira Romano

Cintia Carmona

Thalissa Vilela

Professora substituta:

Karine Landy

Tempo de duração: anual


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

Escrever para o público infantil torna-se um grande desafio à medida em que a criatividade, a imaginação, a emoção e a construção de valores são estimuladas com uma boa leitura.

A literatura infantil tem se mostrado como um dos mais importantes recursos utilizados dentro do processo de aprendizagem. Sua facilidade em transportar a criança a um mundo imaginário faz com que ela se sinta mais tranquila e estimulada com relação aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sua formação pessoal.

A intenção desse projeto, com os inúmeros gêneros encontrados no “Almanaque Ruth Rocha”, é mostrar as diversidades de recursos literários e as oportunidades que a leitura pode proporcionar.

Entre as habilidades trabalhadas, buscamos que a criança descubra o prazer que pode sentir ao ler diversos gêneros textuais e desenvolva o pensamento reflexivo sobre assuntos variados.

O projeto é composto por: criação de textos, brincadeiras e  pesquisas de informação em várias áreas.

Você já jogou dominó? Ou brincou de peteca? Já ouviu falar nos compositores Gilberto Gil e Chico Buarque? Conhece algo sobre a origem do Universo? O que é Ecologia? Como será que os homens começaram a contar? Você sabia que o tatu-bolinha é um crustáceo que mora na terra? Esses e outros tantos temas fazem parte desse divertido almanaque.

Mês a mês, por meio de pequenas histórias, adivinhas, piadas, provérbios e muito mais… poderemos pensar e repensar sobre os mais diferentes assuntos apresentados pela autora.

Boa diversão!


Curiosidade… Você sabe como surgiram os almanaques?

A autora nos conta que o almanaque foi inventado numa época em que não havia muitas publicações populares.

Ele era a princípio destinado ao público do campo e, por isso, foi sempre marcado pela informação sobre o tempo. Por exemplo: no campo as entradas das estações são muito importantes. Marcam o começo do frio, do calor, das chuvas, o que é fundamental para semear e colher.

Os almanaques eram um misto de informações úteis, fatos pitorescos, diversão e propaganda. À medida que as revistas foram aparecendo, os almanaques foram sumindo. As revistas são os almanaques modernos (ROCHA, 2011, p.8).

 

Referências

ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Moderna/Salamandra, 2011.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo