RB Informa

Projeto Literário – 4º ano

ALMANAQUE RUTH ROCHA

Autor: Ruth Rocha

Editora Moderna/ Salamandra

Série: 4º ano

Professoras:

Renata Valeria de Roce

Maria Isabel Mandaji

Michelle Oliveira Romano

Cintia Carmona

Thalissa Vilela

Professora substituta:

Karine Landy

Tempo de duração: anual


Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.


O projeto

Escrever para o público infantil torna-se um grande desafio à medida em que a criatividade, a imaginação, a emoção e a construção de valores são estimuladas com uma boa leitura.

A literatura infantil tem se mostrado como um dos mais importantes recursos utilizados dentro do processo de aprendizagem. Sua facilidade em transportar a criança a um mundo imaginário faz com que ela se sinta mais tranquila e estimulada com relação aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sua formação pessoal.

A intenção desse projeto, com os inúmeros gêneros encontrados no “Almanaque Ruth Rocha”, é mostrar as diversidades de recursos literários e as oportunidades que a leitura pode proporcionar.

Entre as habilidades trabalhadas, buscamos que a criança descubra o prazer que pode sentir ao ler diversos gêneros textuais e desenvolva o pensamento reflexivo sobre assuntos variados.

O projeto é composto por: criação de textos, brincadeiras e  pesquisas de informação em várias áreas.

Você já jogou dominó? Ou brincou de peteca? Já ouviu falar nos compositores Gilberto Gil e Chico Buarque? Conhece algo sobre a origem do Universo? O que é Ecologia? Como será que os homens começaram a contar? Você sabia que o tatu-bolinha é um crustáceo que mora na terra? Esses e outros tantos temas fazem parte desse divertido almanaque.

Mês a mês, por meio de pequenas histórias, adivinhas, piadas, provérbios e muito mais… poderemos pensar e repensar sobre os mais diferentes assuntos apresentados pela autora.

Boa diversão!


Curiosidade… Você sabe como surgiram os almanaques?

A autora nos conta que o almanaque foi inventado numa época em que não havia muitas publicações populares.

Ele era a princípio destinado ao público do campo e, por isso, foi sempre marcado pela informação sobre o tempo. Por exemplo: no campo as entradas das estações são muito importantes. Marcam o começo do frio, do calor, das chuvas, o que é fundamental para semear e colher.

Os almanaques eram um misto de informações úteis, fatos pitorescos, diversão e propaganda. À medida que as revistas foram aparecendo, os almanaques foram sumindo. As revistas são os almanaques modernos (ROCHA, 2011, p.8).

 

Referências

ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Moderna/Salamandra, 2011.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS