ALMANAQUE RUTH ROCHA
Autor: Ruth Rocha
Editora Moderna/ Salamandra
Série: 4º ano
Professoras:
Renata Valeria de Roce
Maria Isabel Mandaji
Michelle Oliveira Romano
Cintia Carmona
Thalissa Vilela
Professora substituta:
Karine Landy
Tempo de duração: anual
Introdução
Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?
Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.
Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar. Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.
O projeto
Escrever para o público infantil torna-se um grande desafio à medida em que a criatividade, a imaginação, a emoção e a construção de valores são estimuladas com uma boa leitura.
A literatura infantil tem se mostrado como um dos mais importantes recursos utilizados dentro do processo de aprendizagem. Sua facilidade em transportar a criança a um mundo imaginário faz com que ela se sinta mais tranquila e estimulada com relação aos conteúdos e atividades desenvolvidas em sua formação pessoal.
A intenção desse projeto, com os inúmeros gêneros encontrados no “Almanaque Ruth Rocha”, é mostrar as diversidades de recursos literários e as oportunidades que a leitura pode proporcionar.
Entre as habilidades trabalhadas, buscamos que a criança descubra o prazer que pode sentir ao ler diversos gêneros textuais e desenvolva o pensamento reflexivo sobre assuntos variados.
O projeto é composto por: criação de textos, brincadeiras e pesquisas de informação em várias áreas.
Você já jogou dominó? Ou brincou de peteca? Já ouviu falar nos compositores Gilberto Gil e Chico Buarque? Conhece algo sobre a origem do Universo? O que é Ecologia? Como será que os homens começaram a contar? Você sabia que o tatu-bolinha é um crustáceo que mora na terra? Esses e outros tantos temas fazem parte desse divertido almanaque.
Mês a mês, por meio de pequenas histórias, adivinhas, piadas, provérbios e muito mais… poderemos pensar e repensar sobre os mais diferentes assuntos apresentados pela autora.
Boa diversão!
Curiosidade… Você sabe como surgiram os almanaques?
A autora nos conta que o almanaque foi inventado numa época em que não havia muitas publicações populares.
Ele era a princípio destinado ao público do campo e, por isso, foi sempre marcado pela informação sobre o tempo. Por exemplo: no campo as entradas das estações são muito importantes. Marcam o começo do frio, do calor, das chuvas, o que é fundamental para semear e colher.
Os almanaques eram um misto de informações úteis, fatos pitorescos, diversão e propaganda. À medida que as revistas foram aparecendo, os almanaques foram sumindo. As revistas são os almanaques modernos (ROCHA, 2011, p.8).
Referências
ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Moderna/Salamandra, 2011.