RB Informa

Projeto Literário – 4º ano

PREDADOR HUMANO

Autor: Rogério Borges

Editora do Brasil

Série: 4º ano

Professoras:

Renata Valeria de Roce

Maria Isabel Mandaji

Michelle Oliveira Romano

Cintia Carmona

Thalissa Vilela


Professora substituta:

Karine Landy


Tempo de duração:
anual

 

Introdução

Quem não gosta de uma boa história? Quem nunca notou o brilho no olhar de uma criança enquanto ouvia um contador de histórias?

Ao ouvir obras literárias, a criança aprende, pela experiência, pelo  prazer que uma história provoca; aprende sobre as características do texto, passando a considerá-lo pela sua unidade e sequência. Assistir a atos de escrita também tem um importante papel para o desenvolvimento de nossas crianças, pois favorece o conhecimento da linguagem.

Para a realização dos projetos literários, são escolhidos livros de diferentes gêneros textuais, buscando temas que favoreçam o trabalho interdisciplinar.  Além do trabalho com a Língua Portuguesa em seus diferentes aspectos, buscamos a integração com outras disciplinas. A existência de várias áreas interligadas auxilia todo o processo pedagógico a tornar a  aprendizagem contextualizada, ou seja, os alunos percebem e entendem as relações entre as disciplinas e são capazes de identificar os conceitos aprendidos. Durante os projetos, podem perceber o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento.

O projeto

O projeto literário “Contando uma história” tem como objetivo desenvolver a criatividade, a escrita, o vocabulário, a coesão e a coerência das ideias por meio da produção de uma narrativa com base no livro paradidático “Predador Humano”. Este livro, da Editora do Brasil, é composto apenas de imagens que narram uma história muito conhecida por todos nós: a retirada de animais de seus habitat para serem vendidos e que, muitas vezes, são aprisionados em lugares inadequados, chegando a morrer por falta de condições básicas.

Com base na exploração das imagens, cada aluno desenvolverá os elementos principais do texto que darão origem ao rascunho de seu próprio livro.

Tendo o texto finalizado, será a hora de escrever no livro! Toda a atenção será necessária! Mãos à obra!

O projeto terá seu final com a exposição dos livros na feira cultural do colégio no segundo semestre. Momento em que os pais, familiares e amigos poderão prestigiar os alunos e suas obras.

Fica o desejo de que os alunos entendam a importância da leitura e dos livros na vida das pessoas, favorecendo o desenvolvimento de leitores conscientes, que sintam prazer pela leitura.


Referência

BORGES, Rogério. Predador humano. São Paulo, Editora do Brasil, 2011.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo