RB Informa

Projeto Literário – 5º ano

OS CAÇADORES DE FANTASMAS E A ASSOMBRAÇÃO DE FOGO

Cornelia Funke
Editora Brinque Book

Série: 5º ano

Professoras:
Ana Paula F. Regali
Andrea C. Fernandes de Souza
Carla Cristina Carrari
Eloysa Besttetti

Professora substituta: Letícia Perissinoto

O projeto

A escolha do livro aconteceu a partir do gênero a ser trabalhado durante o terceiro trimestre: contos de mistério. O estudo do livro, durante as aulas, terá como foco as diferentes formas de leitura, bem como a análise  das características do conto: o conteúdo temático, a estrutura do texto e o estilo, para ampliação do domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas.

A autora e ilustradora, Cornelia Funke, está entre as mais conhecidas e queridas autoras de livros infantis e juvenis do mundo, e recebeu inúmeros prêmios e distinções.

O conto é envolvente, pois os caçadores de fantasmas da Cidreira e Cia. não imaginavam que a missão, aparentemente simples, que os aguardava no Hotel Pérola da Praia, fosse a mais perigosa de suas carreiras: expulsar um TIER, quer dizer, um Terrível e Invencível Espírito Relâmpago.

Sinopse

Após expulsarem o Fantasma Medianamente Pavoroso (FMP),  o menino ex-desajeitado de 9 anos, Tom Tomsky, a experiente caçadora de fantasmas, Eva Cidreira, e o próprio Hugo resolvem criar uma agência especializada em expulsar fantasmas de qualquer espécie: a Cidreira & Cia. Nenhum caso os apavora, até o senhor Álvaro de Prestígio, diretor do hotel de luxo Pérola da Praia, os chamarem para uma missão que parecia um tanto quanto inofensiva.

Chegando lá, eles se deparam com incontáveis espíritos de fogo que ameaçam os hóspedes! Com truques anti-fantasmas, Eva Cidreira e seus assistentes finalmente penetram na sufocante nuvem de fumaça que sai do hotel. A próxima tarefa não será nada fácil… A turma descobre que terá de enfrentar um dos 5 fantasmas mais perigosos da Terra, o TIER (Terrível e Invencível Espírito Relâmpago). Será que o muco de Hugo irá expulsar esse terrível fantasma? Ou será que Tom e sua equipe estão prestes a ficarem todos queimados?

Fonte: <http://livraria.folha.com.br/livros/livrinhos-infantis/ca-adores-fantasma-assombra-fogo-cornelia-funke-1202819.html>Acesso em 20/09/2017.

Referência

FUNKE, Cornelia. Os caçadores fantasmas e a assombração de fogo. São Paulo: Brinque-Book, 2012.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Caminhada Saudável RB 2024

No último sábado, 20 de abril, foi realizada mais uma edição da tradicional Caminhada Saudável em comemoração ao aniversário de 161 anos do Colégio Rio

LEIA MAIS
Pular para o conteúdo