RB Informa

Infantil I se encanta com a lenda do girassol

Conhecer um livro novo é sempre uma experiência e tanto! E para as crianças do Infantil I não poderia ter sido diferente, principalmente em se tratando do livro “O Segredo das Abelhas”, escrito pela autora Caroline Lara e ilustrado por Andrei Marani, que apresentam  de maneira inusitada um novo jeito de se ler um livro.

Muito rico em detalhes e cores, o livro deste semestre conta com uma proposta diferente: para a história ser lida é preciso abrir o livro como uma dobradura, e, a partir de então, perceber que a pequena semente germina e se transforma em um lindo girassol, revelando o belo pôster em que o livro se torna.

“Com este projeto queremos trazer as crianças para mais perto da natureza, através de atividades que envolvam a plantação de um girassol, a observação do processo de germinação das plantas e até do grãozinho de pólen presente nas flores. Vamos aprender como vivem as abelhas e qual a importância delas para o planeta. Quero que os alunos  se sintam responsáveis pela preservação do próprio habitat e que aprendam como manter esse ciclo em perfeito estado”, explicou Pâmela Romagnolo, professora do Infantil I A.

Pensando na multidisciplinaridade do projeto, a apresentação para as crianças começou  pela representação da lenda do girassol. A professora de inglês, Camila Halaouani, foi quem providenciou as condições para que cada elemento presente na lenda enriquecesse a abertura do projeto, e para que a pequena estrela, que era apaixonada pelo sol, pudesse se tornar um lindo girassol.

“A vida é feita de transformações; assim como as crianças se desenvolvem, podemos encontrar esse incrível crescimento na natureza. Nosso objetivo com este projeto é propiciar momentos desbravadores que apresentem as transformações da semente de girassol, e também conhecer um inseto que é fundamental para a natureza, a abelha. Por meio  deste projeto, vamos descobrir a germinação de sementes, a vida e importância das abelhas, tudo isso de forma lúdica, porque aqui brincar também faz parte do aprender”, comentou Giselle Taranti, professora do Infantil I B.

Mas isso foi só começo! O projeto seguirá ao longo do semestre apresentando diversas atividades dentro e fora de sala de aula, envolvendo também os professores Saulo, de música, e Juliano de Paula, de educação física, para abranger todas as áreas de conhecimento das crianças.

“No Infantil I C, o objetivo é trabalhar com as abelhas e as diferenças entre elas, refletir sobre a importância da polinização para nossa vida, conhecer o que as abelhas fabricam e como extraímos o mel, dentre tantas outras descobertas que teremos durante o percurso de aprendizagem.”, mencionou a professora Thais Folster. Já  no Infantil I D, “o objetivo do trabalho é explorar a natureza que está à nossa volta, conhecer as sementes, suas diferenças e transformações. Não nos esquecendo dos animais também, uma vez que teremos uma amiguinha muito simpática, a abelha Mel, que nos ajudará a entender essa “mágica” que acontece na natureza”, finalizou a professora Fernanda Leite.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo