No dia 12/02, professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio se reuniram com o Prof. Gustavo de Aguiar para dar continuidade ao programa de Mentoria RB como parte do Programa Everest. Nesse segundo encontro, a temática explorada foi “Como promover estratégias de aprendizagem”, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos da autorregulação da aprendizagem.
A primeira parte do encontro trouxe a retomada de elementos fundamentais da Teoria da Autorregulação da Aprendizagem a partir das contribuições de Barry Zimmerman. Conceitos essenciais como a “reciprocidade triádica” foram revisitados, além de uma breve discussão sobre as características dos estudantes autorregulados, baseadas em um artigo de referência. Também foi reforçada a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem aplicáveis em diversas esferas da vida, com a conceituação de “estratégias cognitivas”, “estratégias metacognitivas” e “estratégias emocionais”.
Já no segundo momento, os mentores foram divididos em três grupos específicos: “Mentores do 6º Ano”, “Mentores do 9º Ano” e “Mentores do Ensino Médio”. A dinâmica tinha como objetivo discutir o melhor instrumento de registro para as sessões de mentoria. Com base em um modelo inicial, que incorporava elementos da reciprocidade triádica, cada grupo foi desafiado a adaptar a ferramenta às particularidades de cada faixa etária e aos desafios específicos de seus mentorados.
Confira os registros:









