No sábado, dia 17/08, os alunos da 1ª série do Ensino Médio realizaram o lançamento dos foguetes que foram construídos no contraperíodo, sob a orientação dos professores de física e química. Os foguetes foram confeccionados com garrafas pet e outros materiais, com o objetivo de alcançar a maior altura possível, utilizando uma bomba de ar.
Para avaliar os lançamentos, os professores consideraram vários critérios, como construção, criatividade, abertura do paraquedas, entre outros. O vencedor foi o foguete “Metatron”, dos alunos Heitor Arantes, Arthur Dorta, Bruno Di Dio, Guilherme Dias, Rafael Anselmo e Mateus Xavier, do EM-1M1.
Já os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram do desafio da ponte de palitos. O objetivo era construir uma ponte usando palitos de sorvete capaz de suportar o maior peso possível. A confecção das pontes também ocorreu no contraperíodo com a orientação dos professores de física e química.
Para construir a ponte, os alunos precisaram levar em consideração critérios como estética, cálculo de massa e carga para conseguir alcançar o objetivo. Durante o desafio, a porcentagem do peso foi calculada de acordo com a massa de cada ponte e o peso que conseguiram suportar. A ponte “A que ponte chegamos”, das alunas Clara Pasquini, Luiza Kaori, Maria Pécora, Mariana Paranhos e Raven Malagó, ficou em primeiro lugar, aguentando o peso de 76 kg. Já a “Ponte para o futuro”, embora tenha suportado 80 kg, ficou em segundo lugar. “A estrutura da ‘A que ponte chegamos’ pesava menos do que a “Ponte para o futuro”, por isso, ao calcularmos a relação entre a massa de cada uma e o peso que aguentaram, a vencedora foi a ‘A que ponte chegamos’, explica o professor de física Wellington Queiroz.
Confira as fotos: