RB Informa

Equipe RB dá início à formação em letramento racial

Na quinta-feira, 02/03, realizou-se a primeira aula da formação em letramento racial para a equipe do Colégio Rio Branco Campinas. Ministrada pela Professora Doutora Luciana Alves, a formação faz parte do projeto de Educação Antirracista, iniciado em 2023. 

O projeto sustenta a ideia da escola como espaço de combate ao preconceito e construção de novas referências sobre diversidade humana, indo ao encontro da Missão e Valores de nosso Colégio, que se dedica à formação de cidadãos com consciência crítica e ética e que respeitam as diferenças e a diversidade.

Nesse primeiro módulo da formação, contamos com quase 100% do quadro de professores e funcionários inscritos no treinamento que acontece de forma híbrida, presencial e on-line.

No primeiro encontro, a Profa. Luciana abordou com nossa equipe “O que é raça? Construção de fronteiras raciais entre grupos humanos e a gênese sócio-histórica do racismo”, e apresentou a história da raça no Brasil e no mundo, e as diferentes perspectivas sobre essa questão.

O professor Leonardo participou do treinamento e comenta que, geralmente, em sala de aula, “existe um medo de cometer algum equívoco na fala”, no entanto, a troca com Luciana auxilia na transformação desse cenário. “É muito bom ter alguém que passou boa parte da vida estudando o tema e tem vivências para esclarecer  as questões raciais tanto com um aporte histórico quanto trazendo pontos da atualidade. Isso faz a gente entender de onde estamos vindo historicamente, no que diz respeito às questões raciais do Brasil, que envolvem economia e política, e do mundo. Assim, podemos aplicar esse conhecimento em sala de aula e conseguimos esclarecer as dúvidas de nossos alunos além de enriquecer projetos com essa temática.

Os temas que serão abordados nos próximos encontros da formação são: “O que é branquitude?”, “Dimensões do racismo”, “Educação e racismo” e “Construção coletiva de um glossário para a comunidade escolar”.

Confira os registros da primeira aula:

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo