No dia 23 de outubro, ocorreu o penúltimo encontro do ano com a Profª Dra. Flávia Vivaldi, parte da formação sobre “Convivência Ética e Democrática” na escola. Os grupos, formados no encontro anterior, apresentaram suas construções de rubricas aplicadas às diversas ações pedagógicas, desde as saídas para estudo do meio até a participação nas aulas, considerando os aspectos socioemocionais.
Após cada apresentação, a Profª Flávia fez sugestões de ajustes quando necessário, no entanto teceu muitos elogios sobre a qualidade das rubricas em geral. Lembrando que as rubricas são ferramentas de avaliação formativa para desenvolver a autonomia dos estudantes e promover a autorregulação por meio da reflexão.
Flávia enfatizou a importância de abrir as rubricas quando estiverem sendo construídas, para que os estudantes possam colaborar e validá-las.
Na segunda parte do encontro, ela trouxe mais uma ferramenta que estimula o pensamento crítico por meio de operações mentais: as “Rotinas de Pensamento”. Essa prática torna a aprendizagem dos estudantes visível, permitindo que os professores entendam como o aluno pensa. Essa ferramenta foi desenvolvida na Universidade de Harvard, com o nome de Projeto Zero. Flávia também indicou em primeira mão o livro “O poder de tornar o pensamento visível”, recentemente traduzido para o português com revisão da Profª Lilian Bacich, que este ano também acompanha e faz formação com a equipe pedagógica do RB.
Para finalizar, duas frases potentes que a Profª Flávia deixou para a equipe: “Feedback é o principal fator de sucesso da aprendizagem” e “Confiança é o cimento das relações”.