RB Informa

11º Fórum de Profissões abre caminhos para alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio

Os alunos de 9º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram, no dia 26 de maio, do 11º Fórum de Profissões do Colégio Rio Branco. O evento reuniu alunos e pais para uma série de palestras sobre as profissões mais desejadas e sobre temas como intercâmbio e educação financeira.

“O Fórum faz parte de um projeto maior desenvolvido especialmente no Ensino Médio para trazer a reflexão ao aluno do que ele quer ser quando crescer, de que estratégias ele pode adotar para fazer a melhor escolha e principalmente da consciência de saber o que não lhe agrada”, explicou Nelson Mortean, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

A iniciativa marca o encerramento de um projeto de 20 horas desenvolvido pela orientação profissional, em que os alunos do Ensino Médio têm espaço para fazer uma reflexão sobre suas predileções e para começarem a identificar o que de fato eles gostariam ou não de seguir.

Ao longo das onze edições, o Fórum de Profissões tem sido fundamental para o avanço dos alunos no processo de escolha da carreira profissional. Segundo a aluna Luisa de Oliveira Dias, do 3º ano B, o interesse entre as graduações em química e engenharia química sempre foi seu ponto de partida, mas havia ainda a dúvida sobre qual seria a área de atuação de cada profissional. Com a palestra da convidada Larissa Mortean, sobre o tema, a aluna afirma ter conseguido fazer a distinção entre os cursos e suas atuações no mercado..

“É gratificante me deparar com uma sala cheia, ver como mudou o cenário e como o interesse dos alunos  pela área da psicologia tem sido despertado. Inclusive, pensando nos alunos, este ano preparei uma apresentação mais resumida justamente para poder abrir espaço para as perguntas, e, como esperado, tivemos muitos questionamentos!”, comentou Carla Chaim, psicóloga.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento abriu espaço de contato também para os pais. Este ano, o Fórum trouxe a CI Intercâmbio e Viagens para explicar como a família pode auxiliar os filhos a estudarem fora do país, e a Manhattan Investimentos para ministrar a palestra de educação financeira.

“Ter palestras como essa sobre o estudo no exterior agregou muito para mim como mãe. Tenho duas filhas no colégio. Uma delas vai para o intercâmbio este ano e  pretende cursar relações internacionais. A outra também pretende estudar algo relacionado ao esporte, no exterior. Então, como ambas querem fazer aprimoramento no exterior, e como nós pais não tivemos essa oportunidade, queremos conhecer ao máximo todos os prós e contras para poder favorecê-las ao máximo nessa empreitada”, comentou Patrícia Ruiz, mãe das alunas Rafaela (6º ano) e Camila (2º ano do Ensino Médio).

Para o Coordenador Nelson a junção família e escola é fundamental, principalmente neste estágio de vida dos alunos. “Essa é uma decisão muito importante e que é melhor quando tomada coletivamente do que individualmente, tendo em vista que quanto mais informações tivermos melhores as nossas chances de acerto na hora da escolha”.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo