RB Informa

5º ano participa de integração para conhecer o FII

Nos dias 21 e 22 de novembro, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I puderam ter um gostinho de como será a nova fase de estudos a partir do ano que vem, com seu ingresso no Fundamental II. O Projeto Integração, realizado pelo Serviço e Orientação Educacional do Colégio Rio Branco, reservou um tempinho na agenda curricular das turmas para levá-los até o corredor do Fundamental II e apresentá-los ao novo espaço e a algumas das novas regras de estudos que abrangem esse segmento.

A orientadora educacional Eliane Antunes aponta que essa integração tem colhido frutos muito positivos durante os últimos anos, e é essencial para tranquilizar os estudantes sobre o novo período de estudos deles. “Eles têm uma ansiedade muito grande porque muda quase tudo a partir do ano que vem. Por exemplo, eles terão vários professores para as diferentes disciplinas, o 6º ano requer uma autonomia maior para lidar com os cadernos, material didático, os estudos e provas, e é fundamental trabalhar isso com eles antes do ano letivo se iniciar”, explica Eliane.

Na integração, é feito um rodízio com professores que conversam um pouco com as turmas sobre a rotina em sala de aula, e posteriormente é aberto um espaço para as perguntas e dúvidas que possam existir sobre essa nova fase, como horários e duração dos intervalos, conteúdos curriculares das disciplinas, autonomia em sala de aula. Nesse ano, participaram do bate-papo com os alunos as professoras Rita Ribeiro Barbosa (História), Marta Lazarin Ricci (Português), Neusa Bratfisch Ferraz (Matemática), Lilia Maria Sgnolf (Português), Ana Carolina Bartijotto Paschoalin (Matemática). No fechamento da integração, conduzido pela orientadora, foram explicadas a esquematização de estudos, lição de casa, sistema de notas e o trabalho em grupo que é realizado com eles nesse segmento. “É uma forma de facilitar essa passagem de fase, tranquilizá-los com relação ao que os espera”, finaliza Eliane.

As alunas Natália Machado Silva Achei e Mariana Lopes da Cunha Menossi Teixeira, do 5º A, participaram da integração e contam que hoje a ansiedade diminuiu, mas a expectativa para o próximo ano é alta. “Acho que vai ser muito divertido, porque vamos ter novas oportunidades, novos locais de diversão, vários professores e eles foram bem animados na apresentação”, diz Natália. Mariana conta que antes da integração, tinha outra ideia de como seria o 6º ano, mas hoje já está mais tranquila. “Achei que seria muito mais rígido, mas descobri que não é assim. E o fato de ter várias pessoas diferentes te ensinando parece ser muito legal, estou ansiosa por isso”.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS