RB Informa

6º ano faz estudo do meio no Ribeirão das Pedras

Nos dias 7 e 8 de junho, as turmas do 6º ano do Colégio Rio Branco Campinas assistiram à palestra da química Cassiana Montagner Raimundo para complementar o estudo do meio sobre o Ribeirão das Pedras, no qual participaram durante o mês de maio. Cassiana, que é professora na Unicamp, já participou de uma atividade com o 3º ano do Ensino Fundamental I, segmento no qual uma de suas filhas estuda aqui no colégio, sobre os contaminantes emergentes que estão sendo despejados nas águas do nosso país, e da importância de um saneamento básico eficaz e maneiras de se preservar a qualidade das nossas águas naturais para essa e futuras gerações. Quando soube do projeto do 6º ano com o Ribeirão, ela concordou em retornar ao Rio Branco para conversar com as turmas sobre sua área de expertise.

“Com a ajuda da Cassiana e sua equipe, coletamos mais informações a respeito de produtos que aparecem na água além daqueles que já vimos na análise do estudo do meio, como os coliformes fecais. É mais uma maneira de comprovar a contaminação da água do Ribeirão que acontece desde a nascente, como já havíamos deduzido anteriormente”, afirma a professora de Ciências Mirian Martinez, uma das responsáveis pelo estudo do meio em questão.

A química conta que ainda não havia estudado profundamente o Ribeirão das Pedras, e por isso teve de realizar coletas de água em três trechos do rio para analisá-lo com seus alunos. Ela trouxe o resultado dessas coletas para discutir com os alunos do colégio nos encontros. “Certamente o ponto mais poluído é o que passa na região de Barão Geraldo, basicamente pela emissão indevida de esgoto doméstico pelo seu curso. Conseguimos analisar, por exemplo, a grande concentração de cafeína nessas águas, comprovando a hipótese da contaminação por esgoto doméstico, mas ainda vamos realizar mais testes para identificar outros tipos de contaminantes, como pesticidas”, explica Cassiana.

Para finalizar sua palestra, ela reitera sobre a importância de cuidarmos dos rios e mananciais brasileiros, a começar pelos próximos a nós. “O rio tem múltiplos usos: serve para beber água, dessedentação de animais, preservação da vida aquática, irrigação; por isso ele tem uma importância fundamental, e a responsabilidade pelo seu cuidado também é nossa. Temos de olhar para os dois tipos de contaminantes: os grandes, como plástico e outros lixos, mas também os invisíveis, como os compostos provenientes de esgoto que são tão perigosos para a nossa saúde quanto outros poluentes”, arremata a cientista.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo