RB Informa

8º ano aprende sobre alimentação saudável

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a nutricionista Mônica Miliorini conversou com os alunos do 8º ano sobre alimentação saudável e a importância da conscientização sobre nossas escolhas alimentares. A ação já é parte do planejamento educacional do Rio Branco há alguns anos, e pretende conciliar o conteúdo aprendido em sala de aula na disciplina de Ciências com a expertise da nutricionista, responsável pelos cardápios do restaurante do colégio.

Abordando tópicos como a diferença entre nutrientes e calorias, a introdução da pirâmide alimentar, os efeitos negativos de certos alimentos em nosso organismo e sugestões de substituições de cardápios, Mônica explica o porquê da escolha desses assuntos. “Minha maior preocupação com a alimentação das crianças e jovens de hoje em dia são os alimentos industrializados. Esses hábitos às vezes vêm da própria família, devido a rotina atribulada e corrida de todos, acabamos optando pela opção mais prática, porém não adequada. Um exemplo é a hora do lanche, por exemplo, onde a criança acaba consumindo um refrigerante ou um suco de caixinha, que contêm grandes quantidades de açúcar na sua composição”, conta. Ainda segundo Mônica, o ideal é sempre priorizar o alimento na sua forma natural, pois além de ser acessível, e às vezes até mais barato que a versão industrializada, é muito mais rico em termos nutricionais.

A nutricionista afirma que costuma receber feedbacks muito positivos dessas palestras, como pais que a procuraram para contar que os filhos começaram a solicitar alimentos naturais no dia a dia, além de pratos mais coloridos nas refeições. “O segredo é incentivar essas mudanças em casa também, com o apoio e participação dos pais. O nosso trabalho aqui é conscientizar o aluno da importância de uma alimentação mais correta, mas também sem proibi-lo de nada, apenas mudar seus hábitos alimentares”, afirma a profissional.

O aluno Victor Botin Avelino, do 8º A, elogiou a palestra, alertando para a importância de levar uma vida mais saudável. “Devemos prestar muita atenção com a nossa saúde, é o nosso corpo que está em jogo e temos que cuidar dele sempre. As informações sobre o refrigerante que foram mostradas aqui me chocaram bastante, isso faz com que eu tenha mais motivos para não ingerir esse tipo de alimento. Outra coisa legal foi aprender sobre as combinações dos alimentos, percebi que minhas escolhas atuais não são as ideais, vou procurar mudá-las de acordo com o que aprendi hoje”, conclui.

Para as amigas Georgia Romero, Laís Grego e Gabriela Moraes, do 8º B, a palestra de Mônica foi super esclarecedora, trazendo pontos que antes não eram conhecidos pela maioria dos seus colegas. “O jeito que ela explica o que faz bem e mal na alimentação, o que devemos comer e o que devemos evitar, é muito fácil de entender. Não sabíamos que nos EUA, por exemplo, existe propaganda para não tomar refrigerante, e aqui é o contrário, então concluimos que os brasileiros gostam de consumir esse tipo de alimento não tão saudável”, dizem as alunas.

Luis Augusto Jacon, do 8º D, foi mais um estudante que se chocou com as informações sobre os efeitos de um refrigerante no organismo humano. “Vou começar a refinar mais as ‘porcarias’ que acabo comendo, como doces e alimentos com muito açúcar e gorduras, e procurar fazer um pouco das trocas que a nutricionista sugeriu, como o suco natural ao invés do refrigerante. Como na minha casa já costumamos ter uma alimentação regulada, com os excessos liberados somente aos finais de semana, acredito que será mais fácil atingir esses objetivos”, avalia Luis Augusto.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Comunicados

Programa “Monitora Campinas”

Prezadas famílias, O Colégio Rio Branco Campinas iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e, a partir de agora, passa a integrar, de forma colaborativa, o programa “Monitora Campinas”….

LEIA MAIS