RB Informa

Alunos do Infantil 2 aprendem a nomear emoções

Com o objetivo de oferecer ferramentas para que as crianças aprendam a organizar suas emoções, as professoras Bárbara Fida e Samantha Gomes realizaram uma série de atividades com as turmas do Infantil 2.

O ponto de partida foi a leitura do livro  O Monstro das Cores, de Anna Llenas. Após conversas e reflexões sobre a história, foi construído um painel em que os alunos compartilharam como estavam se sentindo,  por meio da associação entre cores e emoções.

O trabalho também contou com a colaboração das professoras de inglês, Manoella Ripamonti e Deyse Smarjassi, que apresentaram os monstrinhos à turma, trabalhando o vocabulário da língua inglesa ao nomear as emoções, além de utilizarem músicas para exercitar expressões faciais e trazerem propostas sensoriais com gelatina para explorar as cores dos monstrinhos com as crianças.

Bárbara e Samantha utilizaram outros livros e histórias durante o processo de explorar as emoções, como a coleção “Quando me sinto”, da autora Tracy Morone, e “Gildo”, de Silvana Rando. A literatura permite a contextualização do assunto, além de trazer ludicidade para o momento de reflexão durante as rodas de conversa. 

Toda essa trajetória percorrida com as crianças as ajudou a identificar e nomear suas emoções, o que no futuro impactará positivamente suas vidas, auxiliando-as a gerenciar emoções e criar relações sociais positivas.

Confira esse incrível trabalho no vídeo a seguir:

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo