RB Informa

Alunos do Maternal se divertem com atividade do Projeto Ciranda

Tem coisa mais gostosa do que se sujar? Os alunos do Maternal adoram! Adoram brincar e explorar o mundo à sua volta. O resultado: muita sujeira!

A experiência de se sujar é muito saudável. Desenvolve o equilíbrio emocional da criança, aprimora os sentidos e impulsiona a criatividade. O contato com a natureza é primordial na infância. Por isso, eles se divertiram com a atividade do Projeto Ciranda de volta às aulas. Para reforçar todo o aprendizado, realizado no primeiro semestre, sobre a importância da higiene pessoal, principalmente, relacionando a higiene das mãos com a saúde, as professoras do Maternal do Rio Branco foram além do projeto e fizeram uma atividade muito interessante com as crianças.

Na turminha do Maternal B, a professora Amanda Nicolaidis convidou os alunos para uma brincadeira com lama no bosque do colégio. “A exploração sensorial da natureza e o contato das mãos com a água e a terra são fundamentais para as crianças.”, comenta a pedagoga.

Durante a atividade, as crianças foram estimuladas a explorarem bem a meleca da lama para, depois da lavagem das mãos, registrar no portfólio . “Em sala, nós fizemos uma lista com os momentos que devemos lavar as mãos, e de que forma fazer isso para que fiquem realmente limpas. Depois da atividade, eles experimentaram diferentes maneiras de lavar as mãos. Este tipo de atividade é essencial para que as crianças tenham maior autonomia nos momentos de higiene”, destaca.

As crianças do Maternal A e C, sob orientação da professora Fernanda Material, também exploraram o bosque para realizar atividade, mas a meleca escolhida foi diferente. “No Maternal C, nós trabalhamos com a tinta caseira, pois naquela semana havíamos aprendido a fazer e eles perceberam a sujeira que ficamos. “Precisa lavar as mãos depois da atividade…”, contou com alegria a aluna Ana Laura Panzoldo da Silva do Maternal C.

Já com o Maternal A, exploramos a sujeira após a atividade de culinária, pois eles reforçaram bastante em sala sobre a importância de lavar as mãos tanto antes, quanto depois das refeições”, explica Fernanda. De acordo com a professora, enquanto as bolachinhas assavam no forno, a turma se divertiu muito pintando com a tinta caseira e brincando na lama. “Foi muito  divertido”, diz Manuela Pessagno Rodrigues, aluna do Maternal A.

Em todas as atividades, as crianças puderam perceber a importância da higiene pessoal, principalmente das mãos. “Precisa lavar as mãos antes de fazer a atividade e depois também. Antes de comer e depois de ir ao banheiro, porque a mão está suja e suja as coisas”, comenta Antonella Bonomi Ribeiro, aluna do Maternal B.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo