Na última semana, tivemos o início das aulas do RB Currículo Internacional. O programa é oferecido como atividade extracurricular para os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio, que possuam proficiência nível B1 (CEFR) ou superior na Língua Inglesa.
Nesse programa, os jovens participam de aulas ministradas em inglês e desenvolvem suas habilidades nas disciplinas escolhidas. Este ano, além das jornadas Science e Global Perspectives, teve início também a jornada Exact Sciences.
E, logo na primeira semana, já rolou muito engajamento e novos conhecimentos nos encontros.
As professoras Mariana Nardini e Priscila Domene, da jornada Science, discutiram com suas respectivas turmas sobre “o que é Ciência” e “Método Científico”. Além das conversas, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos por meio de experimentos em que observaram o conceito de “variáveis”. Cada turma realizou um experimento adequado à faixa etária e à complexidade do conteúdo explorado nas aulas teóricas.
Enquanto isso, nas turmas Global Perspectives, as discussões conduzidas pelo professor Sérgio Ferreira giraram em torno de: celebrações de aniversários e viradas de ano ao redor do mundo, com os alunos do EF-6 e EF-7; e resoluções de conflitos e investigação do “forum theatre” de Augusto Boal, com os alunos do EF-8 e EF-9. Já os estudantes do EM-1 e EM-2 debateram sobre trabalho e o que motiva as pessoas, fazendo uma análise da pirâmide de Maslow.
Na estreia da jornada Exact Sciences, os alunos foram introduzidos ao método de trabalho das aulas e, em seguida, foram instigados pelo professor José Francisco Ferraz a resolverem problemas que envolviam o Teorema de Pitágoras e meios de determinação de áreas de figuras que foram rotacionadas no plano cartesiano.
Foram muitos temas interessantes e importantes ao longo dessa primeira semana e esse é só o começo dos muitos aprendizados que nossos alunos do RB Currículo Internacional terão durante todo o ano!