RB Informa

Autobots é campeão da etapa Regional do FLL

A equipe de robótica do Colégio Rio Branco apresentou um ótimo desempenho no último final de semana e voltou para casa com o título de campeão da etapa Regional do First Lego League – FLL. Realizada na cidade de Araras, a temática escolhida foi “Trash Trek”, que desafiou as equipes a encontrarem soluções inovadores para o gerenciamento mais eficaz do lixo. Os alunos do time Autobots Rio Branco foram recompensados com o Champion’s Award, destinado a equipes que compreendem plenamente os Core Values do torneio (inspiração, trabalho em equipe e respeito e colaboração mútua entre todos os participantes) ao mesmo tempo que alcançam excelência e inovação, tanto no projeto de pesquisa como no Desafio do Robô.

O projeto de recarga de caneta esferográfica tipo cristal foi fundamentado em uma pesquisa prévia dos alunos, que se informaram sobre o descarte desse material após o uso e o alto custo que a limpeza e reciclagem dos tubos de canetas representa para as empresas do setor. Após intensa busca em sites, revistas especializadas e com profissionais da área para identificar essa questão, os alunos elaboraram um questionário para o público responder a respeito desse tema, que contou com a participação de 500 pessoas para chegar nos resultados desejados. “Após análise dos questionários, 82% das pessoas responderam que recarregariam suas canetas se houvesse essa opção no mercado. As entrevistas aconteceram durante as festas Junina e Alemã do colégio, além de abordagens em shoppings e nas ruas”, afirmam os integrantes do time.

Resultados nas mãos, começou a fase de estudos e desenvolvimento do robô e da máquina de recarga das canetas tipo cristal, composta por peças de lego e tinta nanquim para preencher os tubos, escolhida pela sua textura menos viscosa e por ser um material de fácil acesso aos alunos. “A montagem e a programação da máquina de canetas foi mais simples do que a do robô. Com relação à mesa de missões, a programação do robô foi mais complexa e exigiu mais pesquisa e estudo, principalmente sobre o sensor giroscópico e outros componentes, pois é muito difícil acertar todos os detalhes, como a agilidade do protótipo, a execução de todo o percurso e as coordenadas em um tempo rápido. Por isso, viemos ao colégio inclusive nas férias para treinarmos e aperfeiçoarmos esses quesitos”, contam os Autobots.

Como critério de avaliação, os jurados observam, entre outras características, o design do robô, as estratégias, a execução das missões, o funcionamento das garras, além de todo o conhecimento usado para desenvolver o projeto, que incluem fundamentos de engenharia e ciência da computação. Na fase final, após avaliação do júri, três equipes foram escolhidas no quesito pesquisa e apresentaram seus projetos a todos participantes do evento. Os Autobots RB foram os únicos representantes de Campinas a participarem neste momento. “Conseguimos o troféu principalmente pela experiência. Ano passado não sabíamos como era o torneio de robótica e o que esperar dos juízes: os critérios de avaliação, como falar com eles, principalmente a importância do projeto de pesquisa e a integração do time. Um robô não vale mais que seu projeto de pesquisa ou os valores da equipe Conseguimos uma alta performance em todos esses aspectos e fomos recompensados”, celebram os alunos.

O próximo desafio da equipe acontece em Brasília, de 18 a 20 de março, na etapa Nacional do FLL, e os estudantes já reiniciaram os trabalhos com entusiamo. “Temos que aperfeiçoar a máquina, que atualmente é um protótipo, para uma versão mais elaborada, e também melhorar a apresentação do projeto. Sem dúvida o apoio de amigos e familiares foi imprescindível no último final de semana, recebemos mensagens por Whatsapp, além de pais que foram até o local do torneio para nos apoiar e a torcida de equipes que conhecemos na ocasião e se tornaram nossas amigas. Esses valores fazem o torneio muito mais amigável, claro que todos querem ganhar, mas não é o maior foco, todos torcem por todos, fazem barulho juntos, e isso é muito legal”, concluem.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo