RB Informa

Campinas e Santos são protagonistas de estudo do 7º ano

Com o objetivo de estreitar a relação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática vivenciada em outros ambientes, os estudantes do 7º ano do Colégio Rio Branco Campinas viajaram até Santos, no dia 19 de agosto, para um Estudo do Meio pela cidade.

Durante a atividade, os alunos conheceram o morro Mont Serrat, a Bolsa do Café, orla e Centro Novo da cidade, além de observar as características do relevo, do sistema rodoviário de transporte e a importância do porto de Santos. Eles puderam também constatar a recuperação dos casarões do Valongo, e compreender a influência do café na sociedade paulista. “É importante perceber a articulação e continuidade entre o trabalho desenvolvido em sala de aula e aquele realizado em campo para que a construção do conhecimento seja permanente e fonte de inspiração para novos desafios”, justifica o professor de Geografia Donizete Praxedes da Rosa, que esteve presente na viagem.

Outra proposta para o estudo do meio, elaborada desta vez pelas professoras de Português Lilia Sgnolf e Joice Mensato, é a produção de um texto coletivo que fará parte de um e-book. “Nossa ideia inicial é que os alunos escrevam narrativas que tenham como pano de fundo o estudo do meio a Santos e todas as informações relacionadas a esse estudo. Para tanto, cada sala de aula deverá construir um narrador em 1ª pessoa, que vai assumir o olhar de um dos personagens envolvidos no processo histórico para narrar a história que iniciou-se antes mesmo da cidade de Santos existir”, explicam as professoras.

Os alunos foram divididos em 28 grupos que abordarão temáticas diferenciadas para compor cada capítulo do e-book. Entre os assuntos do livro, estão o descobrimento do Brasil, ciclos econômicos, capitanias hereditárias, culminando a Campinas dos dias atuais. De acordo com Donizete a escolha pelos municípios de Santos e Campinas deveu-se ao fato de eles fazerem parte de regiões metropolitanas que exercem importante papel no cenário sócio-econômico-cultural brasileiro. “O vínculo entre Campinas e Santos, historicamente, é muito grande. O estudo do meio tenta fazer esse paralelo entre passado, presente, a Campinas que eu vivo e todas as possibilidades que ela apresenta para o nosso futuro. Com esse trabalho, nosso intuito é formar os alunos para que eles possam ter uma perspectiva melhor da cidade deles, para, quem sabe, transformá-la em um município com mais planejamento, sustentabilidade, sempre cientes sobre qual o papel deles nesse processo”, reflete Donizete.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS