RB Informa

Cinemateca alia Matemática à sétima arte

Probabilidade e análise combinatória ensinados de uma maneira descontraída e efetiva. Esse é o intuito do Cinemateca, projeto da professora Elka Brunini Canecchio para os alunos do 2º ano do Ensino Médio que ensina conceitos matemáticos através da sétima arte. O projeto começou na última quinta-feira, dia 2 de março, com a exibição do filme “Quebrando a Banca”.

A programação conta com quatro encontros: no primeiro, a projeção da obra; depois o debate com o tema das portas e aprofundamento de outras questões, como a interferência do apresentador no psicológico dos participantes e o cálculo das probabilidades; finalizando nas duas últimas semanas com o jogo de cartas.

Uma das principais cenas selecionadas pela professora para discussão é o problema das portas, no qual as personagens devem escolher uma porta premiada entre três opções utilizando habilidades combinatórias e probabilidade. “Neste ano, incrementamos o projeto com a experiência de aplicar a probabilidade também no jogo de cartas blackjack, algo mais palpável para os alunos colocarem em prática a teoria vista no livro. É uma maneira de despertar mais interesse no conteúdo vendo que a Matemática está presente em vários lugares”, comenta Elka.

A professora acredita que transferir um conteúdo da teoria para sua prática, principalmente aliando à outros recursos, como o visual, auxilia na assimilação da aprendizagem e empolga os alunos. “A Matemática no dia-a-dia em aula é um pouco engessada, e quando temos a oportunidade de sair da teoria e do ambiente de sala de aula, a relação entre professor e aluno se estreita, o bate-papo fica mais profundo, além de melhorar o desempenho sobre o assunto em provas e exercícios. Só traz ganhos para todos os envolvidos”, ressalta.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo