RB Informa

Cursos universitários e suas estruturas são apresentados

Para esclarecer as dúvidas dos alunos do Ensino Médio sobre os diversos formatos de cursos que são disponibilizados pelas universidades, o professor André Nalin abordou cada uma das modalidades no encontro de 30 de março da OPCE (Orientação Profissional: Caminhos e Escolhas), programa oferecido pelo serviço de orientação educacional do Colégio Rio Branco aos adolescentes que buscam ajuda no processo de escolha da futura profissão.

Foram apresentados os conceitos de cursos superiores de formação específica: estudos complementares e sequenciais, Licenciatura, Tecnólogo e Bacharelado; pós-graduação nos formatos Lato sensu, com Especialização e MBA, e Stricto sensu, que envolvem Mestrado (acadêmico ou profissionalizante), Doutorado e Pós-doutorado. Para finalizar, o docente também discorreu sobre a opção de graduação modulada para complementar o currículo e sobre os cursos livres, que ajudam o profissional a atualizar conhecimentos e incrementar o aprendizado. “Quando eles pesquisam sobre os cursos nos sites de universidade e aparecem todos esses termos que foram tratados hoje, isso não faz tanto sentido de início”, afirma André.

Relembrando sua palestra sobre as representações de si e as máscaras de Jung, André frisou a importância de se escolher a profissão com assertividade, já que passamos muitas horas da nossa rotina em nossos empregos, e que nem tudo é sempre um mar de rosas. “As profissões não são somente o que idealizamos delas. Até adquirirmos a experiência necessária para trabalhar no cargo que almejamos, é quase certo que durante esse caminho temos que fazer coisas que não são tão empolgantes e recompensantes, e é essencial dividir essas peculiaridades com os alunos”, relata o professor.

Os alunos se envolveram muito na palestra, fazendo questionamentos sobre as modalidades de cursos. Ao final da apresentação, eles se reuniram em grupos e foram incentivados a realizar testes vocacionais online para já apurarem sobre suas preferências profissionais, com o auxílio dos Chromebooks do colégio e sob supervisão de André.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

OBA 2022: confira a lista de medalhistas

Mais uma vez, os alunos do Colégio Rio Branco Campinas apresentaram excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dos certificados de participação, 25 dos nossos…

LEIA MAIS