Hoje, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo promover conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Austista (TEA), bem como sobre as necessidades e direitos das pessoas no espectro, visando, assim, combater a discriminação, a intolerância e o preconceito.
O TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento. Essa alteração pode resultar no desenvolvimento atípico do indivíduo, afetando, principalmente, o social, a comunicação, o desenvolvimento motor e a linguagem. Essas alterações se manifestam por meio do comportamento e variam de indivíduo para indivíduo, pois o autismo se trata de um espectro bastante heterogêneo. As características do TEA, na maioria das vezes, implicam em um modo diferente de interagir com os outros e com o mundo. Essa diversidade deve ser normalizada e aceita com respeito. Todos nós temos diferentes preferências, sensibilidades, formas de comunicação, maneiras de aprender e de perceber o mundo.
Desse modo, o mês de abril, intitulado “Abril Azul”, marca essa celebração. Visando promover a diversidade e a inclusão para os nossos alunos, a equipe de Educação Especial, em parceria com as Coordenações Pedagógicas e as Orientadoras Educacionais, elaborou uma curadoria informativa de vídeos e livros que serão trabalhados em sala de aula com as diferentes faixas etárias, possibilitando a abertura do diálogo sobre o tema com os estudantes. O conteúdo compreende informações sobre o que é autismo, comportamentos comuns de pessoas no espectro, assim como uma cartilha sobre os significados dos cordões de identificação, dentre outros materiais.
Formandos do Ensino Médio comemoram a conclusão dos estudos em Colação de Grau 2024
No dia 20 de dezembro de 2024, os formandos do EM-3 participaram da cerimônia de Colação de Grau, que soleniza a formatura do Ensino Médio.