Hoje, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo promover conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Austista (TEA), bem como sobre as necessidades e direitos das pessoas no espectro, visando, assim, combater a discriminação, a intolerância e o preconceito.
O TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento. Essa alteração pode resultar no desenvolvimento atípico do indivíduo, afetando, principalmente, o social, a comunicação, o desenvolvimento motor e a linguagem. Essas alterações se manifestam por meio do comportamento e variam de indivíduo para indivíduo, pois o autismo se trata de um espectro bastante heterogêneo. As características do TEA, na maioria das vezes, implicam em um modo diferente de interagir com os outros e com o mundo. Essa diversidade deve ser normalizada e aceita com respeito. Todos nós temos diferentes preferências, sensibilidades, formas de comunicação, maneiras de aprender e de perceber o mundo.
Desse modo, o mês de abril, intitulado “Abril Azul”, marca essa celebração. Visando promover a diversidade e a inclusão para os nossos alunos, a equipe de Educação Especial, em parceria com as Coordenações Pedagógicas e as Orientadoras Educacionais, elaborou uma curadoria informativa de vídeos e livros que serão trabalhados em sala de aula com as diferentes faixas etárias, possibilitando a abertura do diálogo sobre o tema com os estudantes. O conteúdo compreende informações sobre o que é autismo, comportamentos comuns de pessoas no espectro, assim como uma cartilha sobre os significados dos cordões de identificação, dentre outros materiais.
Professores RB finalizam formação pedagógica com Flávia Vivaldi
No dia 02 de abril, nossos professores e equipe pedagógica finalizaram, com a Prof.ª Dra. Flávia Vivaldi, o ciclo de aprofundamento sobre “Rotinas de Pensamento”