RB Informa

Documentário “E a mulher criou Hollywood” envolve alunos do Ensino Médio

Para reflexão sobre o dia internacional das mulheres, no dia 23 de março, os alunos do Ensino Médio puderam assistir ao documentário “E a mulher criou Hollywood”, das diretoras Clara e Julia Kuperberg, seguido da palestra da jornalista, e ex-aluna do Colégio, Luísa Pécora, sobre a participação da mulher no cinema.

O documentário francês traz um olhar aprofundado sobre as empolgantes e desconhecidas histórias de artistas essenciais para a construção do cinema norte-americano, ao revelar a importância do papel da mulher no cinema e mostrar como o machismo de Hollywood designa papéis secundários às mulheres e enterra a trajetória histórica das pioneiras do cinema.

Luísa, editora do site Mulher no Cinema, abordou com os alunos a desigualdade de gênero no cinema, particularmente a que acontece por trás das câmeras, trazendo dados da realidade cinematográfica ao longo dos anos.

“Apresentar essa palestra sobre essa temática para os alunos do Ensino Médio é muito satisfatório, não somente por ter estudado no Colégio, mas por poder abordar questões do feminismo e principalmente do papel da mulher nas produções cinematográficas, que auxiliam na formação pessoal dos alunos aqui presentes. É importante que esse público jovem do cinema comece a pensar sobre a representação feminina e como isso impacta no mundo real, como o que a gente vê no cinema se torna um reflexo da sociedade em qualquer profissão. Temos que ver o cinema não só como diversão e entretenimento, mas sim com todo seu poder de transformação social”, explicou a palestrante convidada.

Com tal temática, a reação dos alunos não poderia ser diferente. Indignados com a falta de representação da mulher no cinema, muitos questionaram o fato de nunca terem ouvido sobre a história de diretoras icônicas e o que poderiam fazer para mudar tal panorama daqui em diante. “Fiquei muito surpresa e contente, tanto com o convite de vir falar sobre a temática, como também com o número de alunos aqui presentes e de como eles se mostraram atentos ao documentário e dispostos a debater sobre o assunto, trazendo ótimas colocações”, comentou Luísa.

“Essa palestra foi muito importante para mim, pois assim como a Luísa, eu também quero ser jornalista e poder falar sobre a mulher e todas as questões relacionadas a nossa representação e participação no mercado. Ver uma pessoa que passou pelas mesmas coisas que eu, que estudou na mesma escola que eu, chegando onde eu quero chegar é muito gratificante”, expressou a aluna do 3ª ano,  Mariana Catacci, sobre o Cinedebate.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo