RB Informa

Ex-professora do RB visita o colégio após 33 anos

No último dia 17 de março, o Rio Branco recebeu a adorável visita de Walley Liner, que foi professora do colégio no período de 1957 a 1983. Após anos sem conseguir realizar uma visita, a ex-docente veio comemorar seu aniversário de 86 anos conosco, percorrendo as instalações da escola e matando a saudade da época em que trabalhava na instituição. “No meu tempo, tudo era menor e muito simples, mas as pessoas eram muito felizes e alegres”, conta Walley.

A professora é autora do desenho do antigo prédio do Rio Branco, que ficava no Centro de Campinas, onde trabalhou até a transferência do colégio para Barão Geraldo, em 1975. Ela relatou que enquanto ministrava suas aulas, os pedreiros ainda trabalhavam na construção dos novos prédios. Em seu passeio pelas atuais edificações da escola, a passagem pela sala dos professores foi especialmente importante, sendo calorosamente recebida pelos educadores que estavam por lá no momento.

A professora de matemática Neusa Bratfisch Ferraz foi sua ex-aluna no 3º ano do antigo Primário, e relembrou algumas memórias junto à Walley. “Naquela época, os professores eram bem rígidos e exigentes, porém a professora Walley tinha uma doçura que a diferenciava, aprendi com ela certas coisas que trago até hoje em sala de aula com meus alunos. Lembro-me das suas aulas de matemática, sempre com muita paciência, retomando o conteúdo aluno por aluno, talvez até por isso acabei escolhendo essa ciência para lecionar também”, lembra. O passeio continuou na sala da Diretoria, onde a ex-funcionária foi presenteada com o livro comemorativo dos 150 anos do Colégio Rio Branco.

Na saída, mais momentos emocionantes. Professora Walley reencontrou a nossa ainda funcionária Ditinha, e as duas relembraram muitas histórias do tempo em que trabalhavam juntas. “Só tenho memórias excelentes dela, que era uma professora ótima, tranquila, que prezava muito o relacionamento com os funcionários do colégio. Revê-la depois de tanto tempo foi surpreendente, não esperava reencontrá-la ainda, a emoção foi grande. A lembrança mais bonita que tenho de quando ela trabalhava aqui era o respeito que os alunos tinham por ela, todos paravam o que estavam fazendo para cumprimentá-la e recepcioná-la”, conta Ditinha.

A professora prometeu retornar em breve ao colégio, especialmente para participar dos tradicionais eventos do nosso calendário: a Caminhada Saudável, Festa Junina e Festa Alemã. E o Rio Branco estará sempre de braços abertos para receber essa figura tão querida e importante de sua história.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo