RB Informa

Jornalista da Band fala sobre eleições americanas

Na sexta-feira, dia 12 de agosto, os alunos do 9º ano do Colégio Rio Branco Campinas tiveram uma oportunidade única: conversar com um jornalista, que vive e trabalha nos Estados Unidos, sobre a corrida eleitoral do país. Sergio Patrick é correspondente da Bandeirantes em Nova Iorque, e comentou sobre o sistema eleitoral norte-americano, as divisões partidárias, características dos principais concorrentes à presidência, além de responder a diversas dúvidas dos alunos em um segundo momento da palestra.

O encontro aconteceu via Hangouts, aplicativo de bate papo do Google, e foi mediado pela professora de Geografia, Mônica Simões de Almeida Botelho Silva. Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Cintia Capellato, o tema das eleições americanas já vinha sendo estudado em sala de aula, e devido ao grande número de questionamentos dos alunos, surgiu a ideia de chamar um especialista no assunto para auxiliar nesse processo. “Eles estão questionando tudo o que a mídia brasileira traz sobre esse tema, e isso motivou a professora a buscar mais fontes de informação para que essas dúvidas fossem sanadas. Sergio é meu irmão, está nos Estados Unidos há algum tempo e vive esse momento muito intensamente devido à sua profissão, e aceitou prontamente o convite para conversar com os alunos”, explica Cintia.

As alunas Manuela Monegatto Kavaguti e Camila Macedo Ruiz, do 9º ano B, saíram entusiasmadas da palestra. “Foi muito fácil de entender tudo o que está acontecendo nos EUA, ele ia explicando tudo de uma maneira simples e não deixou faltar um tópico sequer, foi muito legal”, conta Manuela. Camila concorda com a amiga, afirmando que todas as suas dúvidas foram esclarecidas com esse encontro.

Ana Luisa Zeitlin Salmaso, também do 9º B, elogiou a iniciativa da videoconferência com o jornalista, especialmente pelos questionamentos sobre o assunto das eleições serem tão presentes durante as aulas. “Acho que, se pudesse, ficaríamos uns dois dias aqui só nesse bate papo. A maioria dos nossos colegas têm planos de estudar e trabalhar nos EUA, e foi muito legal ouvir a opinião de um especialista que está lá, vivendo tudo isso. Foi muito bom!”, enfatiza a aluna.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo