RB Informa

Brincadeira e diversão no recreio do 4º e 5º ano

O ano letivo começou com muitas novidades para os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Rio Branco Campinas! E uma das notícias mais empolgantes foi a volta do espaço do parque para os estudantes de 4º e 5º ano. A decisão foi tomada pela equipe de coordenação pedagógica e orientação educacional do segmento pensando no melhor aproveitamento do novo espaço do parque, inaugurado em agosto de 2016, e da importância do brincar no desenvolvimento dessa faixa etária.

Com a reestruturação do horário do recreio do 4º e 5º ano, pelo menos duas vezes na semana os alunos poderão utilizar o parque nesse momento, além dos espaços das quadras, pátio e campo de futebol. “A medida em que eles vão crescendo, o momento da brincadeira vai ficando cada vez mais restrito, e temos que aproveitar esse período da segunda infância deles, no qual o brincar ainda é tão necessário”, pontua Sandra Dedeschi, orientadora educacional do Fundamental I.

Segundo a orientadora, a brincadeira pressupõe a organização e o cumprimento de várias regras e questões sociais para seu bom andamento, como a escolha da brincadeira em si, respeitar a vez do outro e saber se colocar quando não quiser mais participar do jogo. “O fato de sair para um espaço livre onde pode-se recrear e brincar tem uma série de aspectos muito positivos. Nós vivemos cada vez mais em um mundo de rotinas corridas, uso massivo de tecnologia, e cada vez menos as crianças têm espaço para brincar juntas. Quando contei a novidade no primeiro dia de aula, eles ficaram eufóricos! Principalmente os alunos de 5º ano, que nem imaginavam essa possibilidade na rotina deles”, conta Sandra.

Ana Elisa Cicilini Teixeira, aluna do 5º ano C, adorou a inclusão do parque na rotina escolar da sua série. “Ano passado minha turma só ia ao parque às sextas-feiras, na recreação. Além disso, minhas amigas que estavam no 5º ano sempre diziam que não tinha mais parque, ficavam chateadas, e era essa expectativa que eu tinha, por isso gostei muito dessa novidade”, relata a menina. Esse sentimento de felicidade também é compartilhado pelo aluno do 4º ano D, João Felipe de Campos Faria Gualtieri, que ainda curtia o parque durante todos os intervalos até o ano passado. “O parque é o meu lugar preferido de ir no recreio, por isso fiquei muito feliz com essa novidade”.

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Pular para o conteúdo