A turminha do Maternal A encarou um grande desafio elaborado pela professora Fernanda Ferreira Material e sua auxiliar, Bruna Bussolan. O Labirinto dos 5 Sentidos explorou os órgãos dos sentidos de maneira lúdica e informativa, exigindo muita sensibilidade por parte dos alunos. “Uma palavra que usamos muito aqui na Educação Infantil é “arriscar”… eles precisam se arriscar nas atividades para descobrir várias possibilidades”, explica a professora Fernanda.
A atividade faz parte do projeto “Pela estrada a fora”, e é um complemento do trabalho sobre os sentidos do corpo humano. Segundo Fernanda, os alunos já foram introduzidos ao tema com uma atividade de recorte e colagem com revistas e jornais, em busca de figuras que ilustrassem a visão, audição, paladar, olfato e tato, e apresentando os resultados para a sala.
Já para a construção do labirinto, o parque foi o ambiente escolhido pelas docentes por ser o local preferido das crianças. O percurso, repleto de aromas, instrumentos sonoros, comidinhas deliciosas, objetos a serem tateados e fotos dos coleguinhas de sala, foi elaborado com a intenção de ser um desafio para os alunos, que deveriam explorar o trajeto e as surpresas que os aguardavam no caminho.
Ao fim da atividade, a turma sentou em uma roda e conversou sobre suas impressões. A etapa de sentir os objetos e olhar as fotos dos colegas foram praticamente unânimes na preferência deles, bem como a dificuldade encontrada na fase do olfato. “Quando vendamos as crianças e iniciamos o percurso, foi muito interessante ver a atitude deles com relação ao desconhecido, comprovando o quanto somos dependentes dos nossos sentidos no dia a dia. As reações deles não foram sempre as mesmas, e isso é o que tornou a atividade tão interessante”, comenta Fernanda.