RB Informa

Pensar a América Latina: um olhar analítico para Colômbia e Venezuela

No dia 12 de agosto, os alunos do Ensino Médio, tiveram o debate “Pensar a América Latina”, com a presença do palestrante convidado Alexandre Fughs de Oliveira e com a mediação dos nossos professores Bruno Saneti e Gustavo Aguiar.

Durante o debate, o professor Alexandre trouxe à tona uma análise da América Latina atual sob uma abordagem histórica, em que destacou o  conflituoso ambiente de construção das nações – logo após as guerras de independência – e conectou-os com a realidade atual do continente. 

“De maneira didática – mas, ao mesmo tempo, bastante densa e profunda -, o professor mostrou como o cenário econômico e as diferentes ideologias defendidas entre os séculos XIX e XX impactaram nosso continente. Temas como o ‘monroísmo’ e o ‘arielismo’ dominaram a primeira parte, seguidas por questões particulares de países como a Venezuela, Colômbia, Chile entre outros. Isso garante a percepção de uma relativa unidade latino americana e, simultaneamente, da importância em percebermos a especificidade de cada nação”, explicou Gustavo Aguiar.

O debate foi conduzido de forma on-line, pelo Google Meet, e os alunos enviaram suas perguntas e comentários via chat, garantindo a interação entre palestrante e público.

“Acredito que a presença de um pesquisador no meio escolar é sempre enriquecedora, especialmente quando existe a possibilidade de um diálogo efetivo entre as duas partes. Sabemos que a internet está repleta de excelentes palestras sobre os mais diversos temas, mas o contato direto entre estudantes da pós graduação e os alunos do Ensino Médio pode ajudá-los a compreender melhor o universo da pesquisa acadêmica, além de lhes garantir, obviamente, o acesso a informações complexas e a conceitos teóricos fundamentais para uma análise mais profunda da realidade atual”, finalizou Gustavo sobre a importância de trazermos interações como essas para dentro da sala de aula.

 

Cursos

Venha
nos visitar

Desde 1863, nossa filosofia preserva e respeita a história de nossos antepassados, incorporando inovação e modernidade, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades

Últimas

Notícias

Início das aulas 2026

Hoje, começamos mais um ano letivo com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Este início marca um novo ciclo de

LEIA MAIS
Acessar o conteúdo